Qual é o minério mais raro do Brasil?

Perguntado por: uaragao5 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

Nióbio, o metal que só o Brasil fornece ao mundo está no Amazonas. O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.

O ferro é o principal minério destinado à exportação no Brasil, sua extração ocorre especialmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum.

O nióbio atualmente é utilizado para fortalecer ligas metálicas aplicadas a tubos condutores de fluidos, peças aerodinâmicas e automotivas, e medicinalmente é utilizado em diagnósticos de imagem, isso tudo se deve às suas propriedades.

ródio

Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%.

grupo Moreira Salles

Somente dois produtores no BrasilToda a produção brasileira de nióbio está concentrada nas mãos de duas empresas: a CBMM, controlada pelo grupo Moreira Salles ? fundadores do Unibanco ? e a Mineração Catalão de Goiás, controlada pela britânica Anglo American.

O nióbio

O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.

Incrivelmente rara, a poudretteite foi descoberta na década de 60 em uma pedreira chamada Poudrette — daí o nome da gema — localizada em Mont-Saint-Hilaire, no Canadá. Apenas pequenos cristaizinhos foram encontrados, e esse mineral só foi reconhecido como “nova espécie” no final dos anos 80.

Ele pesava 726,6 quilates e foi encontrado no rio Santo Antônio, em Coromandel, Minas Gerais.

No Brasil, são poucas as reservas de prata, sendo ela geralmente associada a outros minerais e lavrada como subproduto.

Dentre os muitos tipos de minérios encontrados, o país se destaca na produção, sobretudo, de ferro (hematita), estanho (cassiterita), alumínio (bauxita), manganês (pirolusita), ouro, nióbio, titânio, urânio, sal, calcário, barita, areia, caulim, níquel, chumbo, cobre, zinco etc.

Estados Unidos

As maiores economias do mundo são, em ordem decrescente: Estados Unidos, China, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Índia, Itália, Brasil, Canadá, Coreia do Sul e Rússia. Qual é o país mais rico do mundo? O país mais rico do mundo é os Estados Unidos.

O problema limitador do nióbio não é a escassez do produto. Há cerca de 85 minas do mineral conhecidas no mundo, em locais como Brasil, Rússia, EUA e no continente africano. Porém, quase nenhuma delas é explorada. A causa disso é também uma das causas do mercado limitado: o custo da operação.

O valor do Niobio Cash hoje está em $ 0,07, convertendo este valor para reais, um Niobio Cash vale R$ 0,37. Nas últimas 24 horas o total de negociações da moeda Niobio Cash foi de 1,18 Mil de dólares e o valor total de capitalização do Niobio Cash é atualmente de - de dólares.

Custa uma fortuna: cada quilo de nióbio vale de 30 a 40 dólares, 400 vezes a cotação do minério de ferro, principal mineral explorado no Brasil.

Os quilates do ouro Ou seja, ele possui 18 partes de ouro puro e outras 6 partes que vem de outros materiais. Logo, o único ouro que é totalmente puro é o de 24 quilates, que é o mais caro de todos. No Brasil, para ser de ouro, uma peça tem que ter ao menos 14 quilates.

Elas estão concentradas no noroeste da Amazônia, na fronteira com a Colômbia, e em Goiás e Minas Gerais. A resistência à corrosão e às altas temperaturas do irídio é tão extrema que o material se tornou quase essencial na fabricação de motores de aeronaves, catalisadores de automóveis ou tubos de águas profundas.

Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.