Qual é o mineral mais importante do mundo?

Perguntado por: eassuncao7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Em primeiro lugar começaremos com o Ferro, ele é um dos minérios mais utilizados na atualidade, possui como principais produtores os países: Austrália, Brasil, China, Índia e Rússia.

Como visto no post Mineração no Brasil, os minérios explorados que mais se destacam no país são o alumínio, cobre, estanho, ferro, manganês, nióbio, níquel e ouro, que correspondem a 98,6% do valor de toda a produção mineral brasileira comercializada.

Nióbio

O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.

kyawthuita

Dentre essa imensa variedade de sólidos cristalinos, apenas um possui um único exemplar conhecido em todo o mundo: a kyawthuita. Encontrada no leste asiático, mais especificamente em Mogok, no interior de Mianmar, a kyawthuita é considerada o mineral mais raro do planeta.

40 dólares

Custa uma fortuna: cada quilo de nióbio vale de 30 a 40 dólares, 400 vezes a cotação do minério de ferro, principal mineral explorado no Brasil.

mina Mponeng

A mina subterrânea mais profunda do mundo tem cerca de 4 mil metros de profundidade e está em expansão! O título é da mina Mponeng, da Anglogold Ashanti, que fica em Carletonville, na África do Sul. A região produz bastante ouro, já que lá estão as minas TauTona e Savuka, também da Anglogold.

Finalizando nossa lista, a maior mina a céu aberto do mundo está localizada em Utah, nos Estados Unidos da América. Localizada próxima a Salt Lake City, capital do estado de Utah, a Bingham Canyon Mine comemorou seu centésimo aniversário em 2003.

zircão

Atualmente, o zircão é tido como o recurso mineral mais antigo da Terra, tendo seu mais antigo pedaço de cristal aproximadamente 4,38 mil milhões de anos.

ródio

Conheça o ródio, o metal mais caro do mundo, que vale 17 vezes mais que o ouro.

Destaque para minerais metálicos, como o ferro, o manganês e a bauxita (minério de alumínio). Esses minerais são a base da indústria mineradora brasileira, principalmente o minério de ferro. Em menor escala, porém não menos importante, tem-se também o ouro, o cobre e o nióbio.

Painita

1- Painita
A Painita foi encontrada em 1950 e possui uma cor alaranjada puxada para o marrom, e até hoje no mundo todo só foram encontradas 2 pedras de painita, tornando-a a pedra mais rara do mundo.

Ródio

Ródio é um elemento químico com o símbolo Rh e número atômico 45. Na tabela periódica, pertence ao grupo cobalto. O ródio é um metal raro, muito semelhante a outros metais como platina ou paládio, tendo baixa reatividade, característica dos metais preciosos.

Tanzanita. Se um dia você for comprar uma joia com tanzanita, provavelmente ouvirá a seguinte frase: “as tanzanitas são mil vezes mais raras do que um diamante”. Talvez isso seja verdade, já que a oferta de tanzanita é muito limitada. Ela só é encontrada em algumas regiões próximas ao Monte Kilimanjaro.

O talco é o mineral de menor dureza da escala, por isso, pode ser riscado por qualquer um dos demais.