Qual é o método utilizado para organizar os elementos químicos?

Perguntado por: dgaspar . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

A tabela periódica está organizada em sequências de elementos químicos por ordem crescente de número atômico. Esse número corresponde à quantidade de prótons no núcleo do átomo. Esse método de organização foi proposto por Henry Moseley ao reconfigurar a tabela proposta por Dmitri Mendeleiev.

A classificação periódica é uma forma de ordenar os elementos químicos em função do número atômico.

A Tabela Periódica é uma ferramenta que tem por objetivo organizar e agrupar todos os elementos químicos já descobertos pelo ser humano. Foi desenvolvida em 1869 pelo químico russo Dmitri Mendeleev, o qual organizou elementos de propriedades semelhantes em grupos e os colocou em ordem crescente de massa.

A ideia de organizar os elementos químicos numa Tabela Periódica resultou da necessidade que os químicos sentiram de reunir o máximo de informações sobre os elementos de forma simples e de fácil consulta.

Tríades de Döbereiner - Johann Wolfgang Döbereiner percebeu que elementos certos elementos tinham a capacidade de se organizar em tríades por ter propriedades semelhantes, e além disso, o peso atômico do segundo elemento era a média aritmética do outros dois., o que ficou conhecido como a Lei das Tríades.

A classificação periódica dos elementos corresponde à organização dos elementos químicos em ordem crescente de número atômico na Tabela Periódica. Esta ordenação segue a Lei da Periodicidade proposta em 1913 por Henry Monseley (1887-1915).

A tabela periódica é um modelo criado para o organizar e agrupar todos os elementos químicos já descobertos pelo ser humano. Nela, os elementos são colocados em ordem crescente de número atômico. Cada quadrado que compõe a tabela especifica o nome de um elemento químico, seu símbolo e seu número atômico.

Versões espiraladas, em torre e em 3D já foram criadas como alternativa à tradicional organização proposta por Dmitri Mendeleev

  • Fita enrolada. ...
  • Forma Janet. ...
  • Adomah. ...
  • A espiral. ...
  • Flor 3D.

Os elementos estão organizados indo da esquerda para a direita, aumentando uma unidade no número atômico. Por exemplo, o primeiro elemento que aparece na Tabela Periódica é o hidrogênio, com número atômico igual a 1.

Mendeleiev então elaborou a primeira tabela periódica fundamentada experimentalmente, classificando os elementos químicos em ordem crescente de sua massa atômica, em um trabalho que viria a ser lembrado por muitas gerações. Tabela periódica de Mendeleiev: ordem crescente dos elementos em função de sua massa atômica.

Moseley reorganizou a tabela proposta por Mendeleiev de acordo com os números atômicos, eliminando algumas falhas da tabela anterior e estabeleceu o conceito de periodicidade da seguinte forma: Muitas propriedades físicas e químicas dos elementos variam periodicamente na sequência dos números atômicos.

Existem seis principais métodos de classificação: as classificações supervisionadas e não supervisionadas (Supervised Classification and Unsupervised Classification), a interpretação visual (Visual Observation), as redes neurais artificiais (Artificial Neural Network), classificação baseada no conhecimento ( ...

Métodos de Classificação

  • Classificação por Inserção;
  • Classificação por Troca;
  • Classificação por Seleção;
  • Classificação por Intercalação;
  • Classificação por Distribuição.

A operação de classificação ou ordenação pode ser entendida como um rearranjo (ou permutação) de uma lista, por exemplo, do menor para o maior, aplicado sobre um dos campos (a chave da ordenação). Os processos de classificação diferem quanto à área de trabalho necessária.

Dimitri Mendeleev

A primeira proposta aceita que contemplou todos os elementos químicos de forma organizada foi proposta pelo químico russo Dimitri Mendeleev que, em 1869, iniciou o desenvolvimento da tabela periódica, organizando os elementos pela massa atômica.

Resposta: A organização em colunas segue a lógica de que quando os elementos são colocados em ordem crescente em relação ao seu número atômico, estes apresentam certas propriedades que irão se repetir. Assim, o que indica em qual grupo o elemento se encontra é o número de elétrons existente em sua última camada.

A primeira tentativa foi as tríades de Döbereiner, grupos de três elementos com propriedades similares, ideia que foi expandida por outros cientistas. O primeiro modelo organizado que contemplava todos os elementos foi o parafuso telúrico de Chancourtois, porém sua teoria não teve aceitação inicial.

Em 1829, surgiu o modelo de Tríades de Dobereiner, do químico alemão Johann Wolfgang Dobereiner. Os elementos foram organizados em grupos de três e cada trio apresentava elementos que possuíam características químicas semelhantes.