Qual é o metal que não enferruja?

Perguntado por: asilva . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

inox

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

Respondendo de forma simples e objetiva, saiba que, se bem cuidado, o aço inox 304 não enferruja. Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

Essencialmente, o inox não enferruja na água.

Na joalheria, os metais nobres Ouro (Au), Prata (Ag), Paládio (Pd), entre outros, são muito resistentes à corrosão e oxidação.

Aço inox. O aço inoxidável é um material naturalmente imune à corrosão, resistente e de baixa manutenção.

O aço inoxidável oferece vantagens que o aço cromado não tem, as peças cromadas, por sua vez, oferecem um brilho e vida que as peças de aço inox não conseguem ter. Existem alguns aços que são resistentes a corrosão natural que o contato com o oxigênio pode causar.

Existem diferentes tipos de aço inox e alguns deles são mais suscetíveis a ferrugem do que outros. Dois dos mais resistentes que poderíamos destacar são: os aços Aisi 420 ou 440C. Mas independentemente do tipo, toda máquina, faca ou estrutura precisa ser conservada para evitar danos e corrosão.

Posso entrar no mar com minhas joias de aço inox? Sim, porque o aço inox não sofre alteração em contato com a água salgada. Ele é um metal que resiste à salinidade e por isso sua joia não irá enferrujar nem escurecer em contato com o mar. 2.

O aço inox é mais resistente à corrosão e oxidação do que o aço carbono, e isso acontece porque as duas ligações são compostas de elementos diferentes em concentração e objetivo. O aço carbono é composto apenas por ferro e carbono.

Agora que você sabe que o aço carbono enferruja e o aço galvanizado não, com certeza fica mais fácil escolher o material ideal para sua necessidade.

O aço inox possui uma alta resistência a corrosão e oxidação, diferentemente dos materiais de ferro puro, que naturalmente enferrujam com mais facilidade. Na prática, isso faz com que os materiais compostos por aço inox durem por muito mais tempo, já que não serão afetados pelos problemas expostos acima.

Isso acontece devido os componentes de sua estrutura. O aço inox é constituído por uma combinação entre cromo e ferro. Essa mistura resiste com mais intensidade a ação de agentes corrosivos. Contudo, não impede totalmente que o material sofra algum tipo de desgaste com o tempo.

O ouro e a prata são considerados metais nobres, enquanto o ouro tende a ser mais resistente a oxidação, a prata por sua vez quanto mais pura for, se torna menos resistente a oxidação.

O mesmo não se pode dizer do cobre, que, apesar de resistir bem à corrosão, sofre oxidação se fica por muito tempo em contato com o ar. Como consequência dessa oxidação, é formada uma película tóxica em sua superfície. Em condições favoráveis, a corrosão do cobre é mínima.

Aço inoxidável
Além da beleza, é mais resistente, não escurece e não risca com tanta facilidade.

Irídio e titânio são também algumas vezes chamados incorretamente de metais rígidos. O titânio foi usado para construir o submarino com alcance de mergulho mais profundo do mundo. Já o irídio é conhecido por ser o metal mais resistente à corrosão.

Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.

O composito é formado de fibra de vidro, polímeros, resina e cargas inorgânicas (de forma geral a base de sílica). Seu desenvolvimento foi iniciado há nove anos, em parceria com universidades e a iniciativa privada. O objetivo do Cenpes é que ele substitua, gradativamente, o aço em inúmeras instalações.

Um aço famoso por ser duradouro contra a ferrugem é o aço inox, ou seja, inoxidável. O próprio nome diz que ele não é oxidável, não enferruja. O aço inox tem entre 0,015% a 0,10% de carbono, além de ter na fórmula metais mais resistentes à oxidação, como cromo e níquel.