Qual é o metal que corrói?

Perguntado por: asalazar . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

A corrosão de peças de ferro e de aço traz muitos prejuízos econômicos e ambientais.

Como ocorre a corrosão? A corrosão é um processo de oxirredução, ou seja, um material (no caso, o metal) sofre oxidação (perde elétrons), e o outro, redução (ganha elétrons). Para sofrer oxidação, o metal deve apresentar um potencial de redução (Ered) menor que o material que entrou em contato com ele.

A corrosão, em geral, é provocada pelo oxigênio. Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico.

O oxigênio é o que geralmente provoca a corrosão do alumínio, verificada em outros metais, como a prata (que escurece ao longo do tempo) e o cobre (que ganha um aspecto esverdeado com o passar dos anos).

As causas da corrosão em tubos de cobre
Água alcalina, com alto nível de pH acima de 8,5. Água ácida, com baixo nível de pH abaixo de 7,0. Um nível elevado de oxigênio dissolvido na água. Um alto nível de sais dissolvidos na água, também conhecido como Sólidos totais dissolvidos (TDS).

Todos os metais sofrem corrosão, com exceção apenas do ouro e da platina.

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica. “Corrosão” é um termo químico bastante empregado no cotidiano para se referir ao processo de destruição total, parcial, superficial ou estrutural de determinado material causado pela ação do meio.

A corrosão é o resultado prático da oxidação em um metal. Conforme o metal vai se oxidando, ele se degrada e suas camadas vão sendo expostas. Ferrugem, esse processo ocorre em materiais que contenham ferro em sua composição.

O ferro (Fe) é um metal que facilmente sofre oxidação. Essa reação ocorre devido o contato com o oxigênio (O2) do ar e a água (H2O).

Chapa metálica de aço inox: entenda por que não enferruja
Para quem está em busca de uma opção de chapa de metal que não enferruje, a resposta é simples: chapa metálica de aço inox, ou aço inoxidável. O aço inoxidável é amplamente utilizado, mas muitas pessoas não se dão conta do motivo e da importância do material.

A exposição contínua à umidade e ao salitre pode acelerar a corrosão e diminuir a vida útil de objetos e eletrodomésticos.

Isso porque o aço inoxidável 304, devido à sua composição, assegura a elevada resistência à oxidação e corrosão do material, processos estes responsáveis pela ferrugem na superfície.

O alumínio não contém ferro ou aço, mas é propenso a corrosão quando exposto a intempéries e oxigênio atmosférico.

O vidro é considerado um material praticamente à prova de qualquer tipo de corrosão. O principal motivo é a inexistência de afinidade química entre a maioria dos ácidos e a sílica, principal substância que compõe o vidro. Ou seja, ácidos e sílica reagem muito pouco entre si.

Na verdade o único metal que enferruja é o ferro. O processo de degradação de um metal pode envolver: Oxidação, Corosão ou Ferrugem. A ferrugem é o resultado da oxidação do ferro.