Qual e o metal mais raro do mundo?

Perguntado por: egil . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Esse posto pertence ao ródio, praticamente desconhecido e usado principalmente em catalisadores automotivos. O grama do ouro custa atualmente cerca de 67 dólares, com 0,0013 partes por milhão de ocorrência na crosta terrestre.

O Irídio, um metal raro, que integra um conjunto de metais conhecido como 'terras raras' valorizou muito mais que o Bitcoin em 2021, tendo subido mais de 130%. No entanto, enquanto o metal é dificil de encontrar em todo o mundo, o Brasil, tem uma das maiores reservas de 'terras raras' do mundo que não são exploradas.

São chamados de metais preciosos (ou metais nobres) o ouro, a prata e os metais do grupo da platina. Estes compreendem platina, paládio, ródio, rutênio, irídio e ósmio. O ouro e a prata são os mais importantes e os mais conhecidos. Mas a platina é bem mais valiosa.

grafeno

Apesar de sua espessura extremamente fina, o grafeno é incrivelmente forte, superando a resistência do aço em várias ordens de grandeza.

Tungstênio

Conheça o Tungstênio, o metal natural mais forte da terra.

O nióbio

O nióbio é um raro e estratégico minério utilizado na industrialização de produtos que suportem altas e baixas temperaturas como aviões e foguetes.

As joias mais valorizadas são aquelas a partir de ouro 18k (75% de ouro). Abaixo desse número, são ligas metálicas fundidas com ouro. Cordões de ouro 24k, por exemplo, podem render ainda mais retorno financeiro, já que é a quilatagem mais pura de todas.

Metal mais valioso do mundo é bem mais caro que o ouro
O metal mais valioso do mundo é o ródio. Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, mas é porque ele realmente é extremamente raro.

O preço dos produtos de nióbio, entre US$ 40 e US$ 50 o quilograma, reage de acordo com o mercado.

Entre os metais mais nobres encontrados na natureza estão o Ouro, a Prata, a Platina e o Ródio. Eles são considerados preciosos porque são raros na natureza e não se oxidam, ou seja, não se deterioram. O ouro e a prata foram eleitos os principais metais para uso em joalheria e esta história começa há muitos anos atrás.

Potássio (K): metal mole, de baixa densidade e forte condutor de eletricidade.

pirita

A pirita é um sulfeto de ferro que, por sua semelhança com o ouro, é chamada popularmente de "ouro dos trouxas" ou "ouro dos tolos". Ela é, na verdade, até bem diferente do ouro. É bem mais leve que ele, não é maleável e seu brilho costuma ser bem mais forte.

O ferro é o metal mais utilizado no mundo, sendo conhecido há milhares de anos.

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a variação do preço do aço foi de mais de 152,29% entre dezembro de 2019 e abril deste ano. O ródio é o metal precioso mais caro do grupo platina, negociado (trade) no mercado de commodities.

Por muito tempo, a humanidade acreditou que os diamantes eram os minerais mais duros do mundo. Entretanto, uma nova descoberta questiona essa crença. Pesquisadores australianos identificaram um novo mineral que é 58% mais forte do que os diamantes.

O ósmio é considerado por muitos o metal mais denso da Tabela Periódica. Considerando que sua densidade, a 20 °C, é de 22,6 g.mL-1, a massa de ósmio presente em uma esfera cujo volume é de 5 cm³ é de: A) 113 g.