Qual e o mês mais quente do Brasil?

Perguntado por: ialves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

julho

Em 2022, a temperatura média foi de 22,8°C, com um desvio de 0,82°C acima da média histórica, colocando este como o julho mais quente já registrado no Brasil desde 1961, ultrapassando julho de 2015 que registrou 22,7°C, ou seja, 0,78°C acima da média.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023. As principais características da estação no Brasil são a chuva frequente em praticamente todo o país e temperaturas altas, com sensação de abafamento em grande parte da estação.

O único registro que supera a marca foi feitos em 7 de janeiro de 2020, com 34,6°C. Em 2021, o dia mais quente foi em 4 de fevereiro, com 33,9°C.

Verão: Dezembro, Janeiro e Fevereiro (DJF)

1 - Corumbá (MS)
O título de cidade mais quente do Brasil fica para a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Os meses mais frios do ano são os meses de junho julho e agosto, portanto estão de acordo com a ideia de que ano o inverno que temos os meses mais frio do ano. O destaque fica para o mês de julho que normalmente é o mesmo que apresenta as menores temperaturas por aqui.

O mês de novembro de 2022 foi o mais frio dos últimos 46 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Abril e maio no primeiro semestre e setembro e outubro no segundo são os meses de menores chuvas, se você também levar em conta o clima um pouco mais quente e “praieiro, prefira abril ou outubro, que marcam proximidade com o verão.

Portanto, o verão de 2023, o terceiro consecutivo sob a influência do fenômeno climático La Niña, acumulou meses de escassez de chuva o que certamente também contribuiu para que o período fosse mais quente que os verões anteriores.

O outono começa nesta próxima segunda-feira, 20 de março de 2023, às 18h25min, e vai até o dia 21 de junho, às 11h58, pelo horário de Brasília, e a estação é marcada pelo período de transição entre a época mais quente e úmida (Verão), para a estação mais seca e fria (Inverno).

Previsão para janeiro de 2023
Para janeiro de 2023, a Climatempo prevê que chova um pouco acima da média normal na maioria das áreas de São Paulo (exceto no extremo norte do estado) e no sul do Rio de Janeiro.

A maior parte do território brasileiro encontra-se nas áreas de baixas latitudes, entre o Equador e o Trópico de Capricórnio. Por essa razão, predominam os climas quentes e úmidos.

No Brasil, o recorde de calor foi de 44,8ºC, registrado em Nova Maringá, no Mato Grosso, em novembro de 2020, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia.

A maior temperatura registrada oficialmente no Brasil foi 44,8 °C em Nova Maringá, Mato Grosso, em 4 e 5 de novembro de 2020, superando o recorde também oficial de Bom Jesus, Piauí, em 21 de novembro de 2005, de 44,7 °C, de 5 de novembro de 2005.

dia 16 de janeiro

Até o momento, os termômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Zona Norte de São Paulo registram a maior temperatura de 2023 no dia 16 de janeiro, com 33,2ºC.

Um outono frio é extremamente improvável. Isso, contudo, não significa que vai deixar de fazer frio. Os episódios de frio é que tendem a ser mais pontuais, eventualmente fortes. A tendência, assim, é que não ocorra frio persistente e muito prolongado neste outono de 2023.

O outono de 2023 começou no dia 20 de março, dando início a estação de transição entre a época mais quente e úmida do ano e a época mais fria e seca, pelo menos é isso que as características consideradas padrões nos dizem.

Aqui, existem lugares em que há sol e calor em quase todo o ano.
...
Destinos turísticos mais quentes

  1. Jalapão (TO) Um dos locais que você precisa visitar é, com certeza, o Jalapão. ...
  2. Natal (RN) ...
  3. São Miguel dos Milagres (AL) ...
  4. Caldas Novas (GO) ...
  5. Rio Quente (GO)

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Famosa mundialmente, a “Cidade Maravilhosa” já foi capital do país. Sua geografia natural, as belíssimas praias, a atmosfera exuberante, não é difícil perceber a beleza do Rio de Janeiro.

Este será um verão quente, inclusive com calor acima da média ao longo da temporada. Sem dúvidas que o próximo janeiro terá condições para temperaturas bastante elevadas, principalmente nas já citadas regiões Oeste e Sul. Mas será algo mais pontual e sem tanta prolongação.