Qual é o mês mais chuvoso no Rio de Janeiro?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

dezembro

Chove ao longo do ano inteiro em Rio de Janeiro. O mês mais chuvoso em Rio de Janeiro é dezembro, com média de 179 milímetros de precipitação de chuva. O mês menos chuvoso em Rio de Janeiro é agosto, com média de 35 milímetros de precipitação de chuva.

Temperaturas altas são registradas durante todo o ano, mas é no verão (dezembro a março) que elas se elevam de verdade e fazem o Rio ser conhecido por atingir 40°C (ou mais). Faz realmente muito calor durante o verão, que é também o período de chuvas.

O verão 2023 será lembrado pelos cariocas pela sensação térmica próxima aos 60ºC e as chuvas que marcaram a vida do carioca durante 22 dos 28 dias de fevereiro. A Zona Norte registrou a máxima deste verão: no dia 17 de fevereiro, os termômetros marcaram 41,8°C na estação de Irajá.

O primeiro mês da nova estação será com temperaturas um pouco acima da média em quase toda a áreas, com exceção de algumas partes do sul e leste de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, decorrente a persistência do tempo seco que tendem deixar as noites mais frias, dentro do padrão histórico.

A precipitação anual é de 1.100 mm. Chove 93 dias por ano. O inverno (Junho a Setembro) é mais frio e seco e a temperatura máxima está em torno de 25°C. As temperaturas mínimas variam entre 23°C em Fevereiro e 18°C em Julho.

Abril e maio no primeiro semestre e setembro e outubro no segundo são os meses de menores chuvas, se você também levar em conta o clima um pouco mais quente e “praieiro, prefira abril ou outubro, que marcam proximidade com o verão.

Normalmente, chove mais em dezembro, janeiro e fevereiro”, explica. No entanto, apesar de não ser o recordista em precipitações, março ainda é um mês mais úmido do que outros. “Neste mês ainda é verão e, por isso, há instabilidade e possibilidade de chuva”, completa a meteorologista.

Verão

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.

A melhor altura para ir a Copacabana na Brasil é de abril a julho. Neste período, tem uma temperatura quente e pouca precipitação. A temperatura média mais alta em Copacabana é de 35°C em setembro e a mais baixa é de 29°C em fevereiro.

Barra da Tijuca e Jardim Oceânico.

Sol o dia todo sem nuvens no céu. Noite de tempo aberto ainda sem nuvens.

De acordo com o meteorologista da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Flávio Varone, “o fim do evento La Niña e a consequente condição de neutralidade na atmosfera garantirão ao trimestre abril-maio-junho a normalidade da chuva em todo Estado”.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a primeira semana do outono de 2023 no Brasil terá uma redistribuição da umidade pelo território. A expectativa é a de que o Sul tenha maior frequência de pancadas de chuva, enquanto o Sudeste e uma parte do Sul tenham mais dias de tempo seco e calor pela frente.

Última atualização em 26 de abril de 2023 às, 19h54. Prepare o chocolate quente, o cachecol e o cobertor: o inverno começa no Hemisfério Sul no dia 21 de junho de 2023, às 11h58.

O inverno de 2023 terá a influência do fenômeno El Niño.
Mesmo assim, algumas ondas de frio ainda poderão atingir o estado de São Paulo no mês de julho e em agosto. Mas os períodos frios serão por poucos dias. Na média, o inverno de 2023 não terá muito frio.

Muitas frentes frias vão chegar ao Brasil no decorrer do inverno de 2023, mas só poucas virão com ar frio polar suficientemente forte para penetrar pelo interior do país e esfriar o Centro-Oeste e o interior do Sudeste.

Os próximos meses deverão apresentar temperaturas mais elevadas em relação à média histórica, porém, essa condição não impedirá o ingresso de massas de ar frio de origem polar, com períodos mais frios e que ocasionalmente provocarão fenômenos típicos da estação, como geadas e nevoeiros.

Verão. O verão começa em 21 ou 22 de dezembro e acaba em 20 ou 21 de março. Esta estação, que vem depois da primavera e antes do outono, é caracterizada pelos dias mais longos do que as noites, pelo clima quente e pela rápida evaporação da água acumulada nos solos.

Não chove. Sol com algumas nuvens.

Amazonas

No ano passado, o estado brasileiro onde foi registrada a maior quantidade de chuvas no país foi o Amazonas, com uma precipitação máxima anual de 3.744 mm. Em grande parte esta grande quantidade de chuvas é causada pela umidade da região, onde fica localizada a maior floresta tropical do mundo, a Amazônia.

Rio de Janeiro na baixa temporada
A baixa temporada nesta bela cidade acontece durante os meses de maio, agosto e novembro. Um dos grandes benefícios de reservar sua viagem para esses meses é a chance de aproveitar a cidade com mais tranquilidade e economia.