Qual e o mês mais chuvoso do ano?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Figura 1: Climograma de São Paulo-SP a partir de dados da Estação Meteorológica do IAG-USP

RecordeValorData
Mês mais chuvoso653,2mmJaneiro de 2010
Mês menos chuvoso0,4mmJulho de 2008
Maior acumulação de precipitação em 24h145,9mm06 de março de 1966
Ano mais chuvoso2236,0mm1983

O mês de dezembro é o que tem o maior volume de chuvas do ano, segundo a média climatológica que aponta o volume de chuvas de 330,9 milímetros.

Historicamente, o trimestre novembro a janeiro costuma ser o mais chuvoso do ano, contudo, a ocorrência de veranicos tem sido recorrente entre os meses de janeiro e fevereiro nos últimos anos.

No Hemisfério Norte, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de junho. Seu término ocorre entre os dias 22 e 23 de setembro. No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de dezembro. Seu término ocorre entre os dias 20 e 21 de março.

No mês de abril de 2022, as chuvas ficaram acima da média histórica (valores acima de 100%) nas regiões centro-sul e sudeste do estado (Figura 1b), com chuvas acumuladas que variaram entre 90 - 180 mm (Figura 1a).

O inverno de 2022 começa astronomicamente às 6h14 do dia 21 de junho, quando ocorre o solstício de inverno, e se estende até às 22h04 do dia 22 de setembro, data do equinócio da primavera. A forte onda de frio do começo da segunda quinzena de maio de 2022 foi sentida em todas as Regiões do país.

De acordo com Alves et al. (2002) e Paiva (1997), o período chuvoso na região Sudeste do Brasil concentra-se entre os meses de outubro a março, quando ocorrem mais de 80% do total anual de chuvas.

“Julho é tipicamente o mês mais quente do ano no mundo, mas julho de 2021 se superou como o julho e o mês mais quente já registrado.

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.

A queda progressiva da temperatura nos meses de outono e a redução da umidade do ar e dos índices pluviométricos consistem nos principais aspectos da estação no Hemisfério Sul.

Impactos na safra 2022/2023
No Brasil Central, o prognóstico climático aponta para o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas no campo, como a soja, milho e algodão.

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

Dezembro e janeiro. Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as chuvas podem ficar “próximas ou acima da média” nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. “Já na Região Sul, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo, a tendência é de chuvas abaixo da média no mesmo período”, complementa.

O primeiro mês do ano é o menos procurado para festas de casamento, o calor excessivo dessa época pode trazer alguns prós e contras. Prefira cerimônias noturnas e se possível em locais cobertos devido a chuva.