Qual é o mês de Iansã?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

Neste domingo, 4 de dezembro, as comunidades religiosas de matriz africana comemoram em Canoas, pela primeira vez, o dia da orixá Oyá, ou Iansã.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá.

Na umbanda, Iansã protege e livra os fiéis de todos os tipos de ataques, sejam de origem física, espiritual ou mental. Com uma história tão inspiradora, a Santa/Orixá tem os seus devotos no Brasil, entre eles Maria Bethânia.

Exú, Oxóssi e Oxum são os orixás regentes de 2023, segundo informações do presidente da Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA), Leonel Monteiro. "Esses orixás que estão reinando, de uma forma geral, o ano.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Banho Iansã é um mix de ervas ritualísticas para quem precisa de FORÇA, MUDANÇAS NA VIDA PESSOAL, na VIDA PROFISSIONAL, mais amor e união na VIDA AMOROSA e DEFESA E PROTEÇÃO ESPIRITUAL. Isto é o que as ervas na força de Iansã podem ajudar em sua vida.

Oferenda. A senhora das emoções intensas recebe com prazer velas brancas, amarelas e vermelhas. Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

Iansã junto com Xangô vibram na força do fogo, e o vermelho das velas trazem a mensagem do fogo que constrói, transforma e faz crescer, mas que também pode queimar.

Quarta-feira: Xangô, Iansã, Obá Quinta-feira: Oxóssi, Logunedé e Ossaim. Sexta-feira: Oxalá Sábado: Iemanjá e Oxum.

Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p. 191).

Você sabe como são os filhos de Iansã? Eles já começam se destacando pela aparência física, já que possuem uma postura alongada e imponente. Por serem alegres, fortes e carismáticos, atraem pessoas como as abelhas atraem o mel.

Orixá dos fenômenos climáticos, Iansã também é conhecida na Umbanda e no Candomblé como Oyá. A Orixá representa a força dos ventos e o poder da natureza, mostrando sua energia quando a chuva cai dos céus e quando a ventania atravessa os ares.

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível.