Qual é o menor vertebrado do mundo?

Perguntado por: hfigueiredo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 14 votos

Paedophryne

Com apenas 7,7 milímetros, uma pequena rã da família Paedophryne procedente de Nova Guiné foi proclamada o menor vertebrado do mundo, segundo publica nesta quarta-feira a revista científica PLoS One.

E é justamente destas duas ordens que surgem o maior e o menor animal vertebrado do Planeta. Isto é, a baleia-azul e a rã Papua Nova Guiné, nesta mesma ordem.

Vertebrados são animais que fazem parte do filo Chordata e se destacam pela presença de coluna vertebral. Peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos são vertebrados.

Conheça os 5 menores animais do mundo

  • 1 – Camaleão Brookesia micra.
  • 2 – Colibri-abelha-cubano.
  • 3 – Sapo-pulga.
  • 4 – Tartaruga de Padloper.
  • 5 – Vaca Vechur.

O menor mamífero terrestre, o musaranho-pigmeu (Suncus etruscus), também conhecido como megera, tem um truque intrigante para economizar energia durante o inverno.

Os peixes são nossos ancestrais
Isso porque os primeiros vertebrados a aparecer na Terra foram os peixes, há mais de 500 milhões de anos, no período Cambriano - eles são, em termos evolutivos, os ancestrais de todos os animais dotados de coluna vertebral, inclusive do ser humano.

O veneno vem de rãs de cor amarelo vibrante e com poucos centímetros de comprimento, as Phyllobates terribilis. Um único exemplar da espécie produz veneno suficiente para matar dez homens adultos – o que faz desse anfíbio provavelmente o animal vertebrado mais tóxico do mundo.

No que diz respeito aos vertebrados, atualmente, existem mais de 56.000 espécies viventes. Esse número é relativamente pequeno quando comparamos a alguns grupos de invertebrados, como os artrópodes, que apresentam mais de um milhão de espécies descritas.

Chimpanzé

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

Mosquitos

Mosquitos
O mosquito é o animal mais perigoso do mundo, e um dos menores. Os mosquitos são responsáveis por entre 750.000 e 1 milhão de mortes ao ano, e são vetores de muitas doenças, como a malária, a dengue e o vírus zika.

Filos dos invertebrados

  • Poríferos. Exemplo: esponjas-do-mar. ...
  • Nematódeos ou nematelmintos. Exemplo: lombriga. ...
  • Moluscos. Exemplo: polvo, lula, ostras e caracóis. ...
  • Anelídeos. Exemplo: minhoca. ...
  • Equinodermos. Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar. ...
  • Artrópode. Exemplo: insetos, aracnídeos, crustáceos.

Camelos e dromedários são animais distintos, entretanto, muito confundidos pela população. Os dromedários, bem como os camelos, pertencem à família Camelidae e ao gênero Camelus, sendo Camelus dromedarius a espécie à qual pertence o dromedário. Os dromedários são encontrados no Oriente Médio, norte da Índia e África.

As formigas são insetos pertencentes à Ordem Hymenoptera e Família Formicidade. Esses animais surgiram em nosso planeta entre 80 e 140 milhões de anos atrás. São aproximadamente 10000 as espécies encontradas em todo o mundo, exceto nos polos; e cerca de 2500 somente no Brasil.

As esponjas podem ser a forma de vida animal mais antiga do planeta, segundo cientistas do Canadá. Eles descobriram, no noroeste do país, fósseis desses animais que teriam vivido nos oceanos há 890 milhões de anos.

dickinsonia

Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.

preguiça

A natureza da preguiça permite que ela conserve energia, movendo-se mais devagar do que qualquer outro mamífero do planeta.

O urso polar ou urso branco (Ursus maritimus) é o maior carnívoro da Terra. Ele habita as terras congeladas do Ártico. Esse animal pode atingir os 2 m de altura e pesar mais de 600 kg.

O maior animal do planeta é a baleia-azul (Balaenoptera musculus). Esse mamífero atinge impressionantes 30 metros de comprimento e pode pesar mais de 160 toneladas.

A classe que apresenta uma menor quantidade de espécies são os mamíferos.

2 - Nome dado aos ossos finos e pontiagudos, formados principalmente por carbonato de cálcio, que compõem o esqueleto de peixes ósseos. São facilmente encontrados quando nos alimentamos de espécies pertencentes a esse grupo. Chamamos de espinha os ossos mais finos de certos peixes.

Embora a maior parte dos peixinhos consiga respirar somente na água, por meio das brânquias, existem, sim, alguns peixes pulmonados! Estes possuem tanto brânquias quanto pulmões, o que os permite respirar dentro e fora d'água.