Qual é o menor submarino do mundo?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Serafina

Menor submarino do mundo, o Serafina tem 40 centímetros de comprimento, cinco propulsores e casco de plástico coberto de circuitos eletrônicos e baterias recarregáveis. Move-se a 1 metro por segundo e tem autonomia de duas horas.

Enquanto os submarinos convencionais se deslocam a uma velocidade média de 6 nós (aproximadamente 11km/hora), os com propulsão nuclear chegam a 35 nós — quase 65 km/hora.

Por conta da diferença de comprimento, a tripulação máxima permitida nessas embarcações também varia. Em submarinos militares, é possível transportar, ao mesmo tempo, mais de 150 pessoas. Já em submersíveis, como o Titan, que realiza expedições até os destroços do Titanic, só cabem cinco passageiros por viagem.

Oceano Pacífico

Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.

Existem muitos mergulhadores profissionais que participam de competições de profundidade, treinando sempre para tentar quebrar os recordes mundiais. Ahmed Gamal Gabr, mergulhador egípcio que alcançou 332,35 metros de profundidade em alto mar, é o dono do recorde oficial de Mergulho Mais Profundo.

O Brasil conta atualmente com cinco submarinos, sendo um da Classe "Tikuna", construído no Brasil e que ficou pronto em 2008, e quatro da Classe "Tupi", sendo o primeiro construído na Alemanha entre 1987 e 1989 e os outros três, iguais ao alemão, montados no Brasil, mas sem transferência de tecnologia, nas décadas de ...

O submarino foi inventado no século XVIII pelo norte-americano David Bushnell, para tentar danificar os navios britânicos durante a guerra da independência dos Estados Unidos da América.

O American Turtle, construído por David Bushnell, entrou em ação em 1776, durante a guerra da independência dos Estados Unidos, e tornou-se, assim, o primeiro submarino a ser utilizado com objetivo militar.

De acordo com o Ranking Mundial de Força Militar, os países que têm a maior frota submarina do mundo em 2022 são: China, com 79 submarinos. Rússia, com 70. Estados Unidos, 68.

urânio

Os reatores usados nos submarinos nucleares, geralmente usam um combustível de urânio altamente enriquecido (normalmente superior a 20%), para que possam fornecer uma enorme quantidade de energia, mesmo com um pequeno reator, além de operar mais tempo sem a necesisdade de reabastecimentos, que são extremamente ...

A China tem a maior força marítima do mundo, com uma frota de cerca de 355 embarcações, de acordo com um relatório do Departamento de Defesa divulgado no dia 3 de novembro.

Seawolf

Seawolf (SSN-21)

O submarino do tipo Ohio é conhecido por ser o mais mortífero que existe no mundo. O modelo foi pensado na década de 70 pelos Estados Unidos da América, tendo 170 metros de comprimentos e deslocamento que pode chegar a mais de 18 toneladas.

O oxigênio é liberado através de um sistema computadorizado, e fornecido por tanques pressurizados, por um gerador de oxigênio (que pode formar oxigênio a partir da eletrólise da água) ou por algum tipo de "reservatório de oxigênio" que o libera através de uma reação química muito quente.