Qual e o menor ser vivo que se conhece até o momento?

Perguntado por: acaldeira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

As bactérias são seres vivos microscópicos formados de uma única célula. Elas estão entre os menores seres vivos da Terra. Como as bactérias são invisíveis a olho nu, é difícil notarmos a presença delas.

Tamanho. A maioria dos fungos desenvolve-se como hifas que, como explicamos, são as estruturas filamentosas e cilíndricas. Seu tamanho pode variar de dois a 20 micra, até 100 micra de comprimento.

Por exemplo, podemos dizer que uma planta é um ser vivo, pois apresenta propriedades como crescimento, reprodução e organização celular. Essas características não são observadas em um ser que não possui vida, como o Sol.

Os micróbios, do grupo Archaea, têm apenas uma célula e são capazes de viver em um ambiente tão inóspito quanto fluido de bateria.

As células constituem a menor parte viva do nosso corpo, sendo consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Nosso corpo é formado por milhares dessas pequenas estruturas. O nosso corpo é formado por uma série de órgãos e sistemas que garantem o funcionamento adequado do organismo.

As bactérias, organismos unicelulares procariontes, são conhecidas, principalmente, pelas doenças que causam em seres humanos. Entretanto, existem bactérias benéficas. Bactérias são organismos unicelulares que não possuem núcleo definido nem organelas membranosas.

Vírus são seres microscópicos acelulares que não possuem metabolismo próprio. Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios. Todos os vírus possuem ácidos nucleicos e uma capa proteica denominada capsídio. O capsídeo pode apresentar diferentes simetrias, tais como a icosaédrica, helicoidal ou complexa.

A boca abriga mais de 500 espécies de bactérias
Ao contrário do que possa pensar, a boca é a parte mais suja do nosso corpo. Estudos demonstram que na boca humana é onde se concentram o maior número de bactérias.

Quatro tipos de fungos foram incluídos no grupo de prioridade crítica: Aspergillus fumigatus, Candida albicans, Cryptococcus neoformans e Candida Auris. Aspergillus produzem esporos que se espalham no ar e podem ameaçar a saúde pulmonar de pessoas com sistema imunológico comprometido.

Entre os fungos classificados como de prioridade crítica pela entidade, estão o Candida albicans, causador da candidíase oral e vaginal, e o Candida auris, também chamado de superfungo por ter potencial letal e capacidade de se alastrar em ambientes hospitalares.

Algumas doenças podem ser causadas pela atuação de alguns tipos de fungos no organismo. Normalmente, apresentam menos risco e são mais fáceis de tratar que as doenças bacterianas e viroses.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

Os elementos não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Quando falamos em seres vivos, logo nos lembramos dos animais, entretanto, plantas, fungos, protozoários, algas e bactérias são também considerados seres com vida. Apesar de bastante distintos, todos eles possuem características que permitem classificá-los como tais.

Conheça os 5 menores animais do mundo

  • 1 – Camaleão Brookesia micra.
  • 2 – Colibri-abelha-cubano.
  • 3 – Sapo-pulga.
  • 4 – Tartaruga de Padloper.
  • 5 – Vaca Vechur.

Trata-se mais precisamente de um tipo específico do fungo Armillaria que fica em Blue Mountains, no Estado americano do Oregon, que mede 3,8 km de comprimento e é considerado o maior ser vivo da Terra. Há diversas espécies de fungos do gênero Armillaria, também conhecido como "cogumelo do mel".

fêmur

Essa é uma curiosidade um pouco mais conhecida, mas não por isso menos interessante: o maior osso do corpo humano é o fêmur, também conhecido como o osso da coxa. Além disso, ele também é o mais resistente, podendo aguentar uma pressão de até 1.230 kg sem se ferir.