Qual é o menor e o maior osso do corpo humano?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 18 votos

Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg.

Do tamanho de uma ervilha, o menor órgão é a glândula pineal, que tem entre 5 e 8 milímetros. Ela é responsável por liberar o hormônio que nos deixa com sono durante a noite.

Osso lacrimal
Osso lacrimal em verde, dentro da órbita ocular.
Latimos lacrimale

Um adulto tem 206 ossos, um recém-nascido tem aproximadamente 305. A explicação? O esqueleto de um bebé é praticamente constituído por cartilagem, com o crescimento essa cartilagem torna-se osso através de um processo chamado de ossificação. Os ossos fundem-se e formam um só osso.

O pescoço é formado por 1 osso: hioide.

Os ossos do crânio, o esterno e as costelas protegem órgãos vitais como o cérebro, coração e pulmões. Esses ossos são denominados ossos laminares.

A tíbia é outro osso primário da perna e apresenta em torno de 43.18 cm, sendo segunda posição nesta seleção, dos 10 maiores ossos do corpo humano.

Qual o maior osso do corpo? O fêmur é considerado o maior osso do corpo humano, e encontra-se localizado na coxa, entre o quadril e o joelho, sendo um dos ossos mais importantes do nosso corpo.

O dente é composto pelo esmalte, a dentina e a polpa dentária. Já o osso é feito de tecido ósseo contendo células que o revestem e estão no seu interior. Logo, o dente é um órgão do nosso corpo, assim como o coração e os pulmões.

Estima-se que um homem adulto possua cerca de 80 órgãos (contando os pares). Mas a medida que a ciência avança, novas estruturas são descobertas. Por exemplo, em 2018 foi descoberto o interstício, que funciona como uma amortecedor para que os tecidos não se rompam.

Você sabe qual o órgão mais pesado do corpo? Uma pergunta difícil de adivinhar, porque o mais pesado de todos é um que a maioria nem sequer consideraria um órgão, nem esperaria que fosse tão pesado. Esse órgão é a pele. Ela é composta de três camadas: a epiderme, a derme e o tecido subcutâneo.

Quanto aos locais, as fraturas de braço, antebraço, mão, pé e clavícula são as mais comuns, ao contrário dos ossos das pernas, que são mais resistentes e difíceis de serem quebrados.

O osso mais forte do esqueleto humano fica no crânio. É a mandíbula, chamada também de maxilar inferior.

Os ossos desaparecem, completamente, depois de dois anos. Caso o cadáver seja enterrado, sua decomposição será mais lenta. Caso o corpo seja enterrado entre 60 cm e 1 m de profundidade, levará de 9 a 12 meses para se decompor. Os ossos sumirão depois de quatro anos.

Esta região “mais macia” é chamada de moleira, mas seu nome científico é fontanela. Há duas fontanelas na cabecinha da criança, a primeira na região anterior e a segunda na parte de trás.

O primeiro passo para a gente entender sobre os ossos do é saber quantos ossos têm no (e como são divididos). Bem, são 26 ossos, sendo 7 ossos tarsais, 5 metatarsais e 14 falanges. O tarso é a porção proximal do , conhecido como retropé.

Segundo Tirapelli, o esqueleto humano é constituído por 206 ossos considerados constantes, mas o número pode variar de acordo com alguns aspectos, “principalmente a idade.

Lacrimal: localiza-se no terço médio da órbita, sendo este o menor e mais frágil osso da face.

Os três grupos ósseos que compõem o são: Tarso, metatarso e falanges. O tarso é um termo coletivo para os sete ossos que compõem a estrutura. O tálus (osso do tornozelo) e o calcâneo localizam-se na porção posterior do .