Qual é o menor de todos os seres vivos?

Perguntado por: ocortes3 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Menor porção da matéria viva, ela pode existir independentemente, produzir seus componentes e, consequentemente, crescer e multiplicar-se. Alguns organismos, como é o caso das bactérias, são unicelulares, ou seja, têm o corpo formado por uma única célula.

A célula é a unidade básica dos organismos vivos
Sendo que ambos são microscópicos, podem causar doenças e se multiplicam rapidamente. Além de organização celular, a bactéria possui outras características básicas que o vírus não possui.

Chlamydia

A Chlamydia, a menor bactéria do mundo, mede cerca de 0,2 micrômetro (1 micrômetro equivale à milionésima parte de um metro). Para ter uma noção de como é pequena a Chlamydia, uma pessoa resolveu descrever o tamanho da bactéria na unidade milímetro.

Álamos tremulantes da Floresta Nacional Fishlake, em Utah, nos Estados Unidos, constituem o maior organismo vivo do planeta.

Trata-se mais precisamente de um tipo específico do fungo Armillaria que fica em Blue Mountains, no Estado americano do Oregon, que mede 3,8 km de comprimento e é considerado o maior ser vivo da Terra. Há diversas espécies de fungos do gênero Armillaria, também conhecido como "cogumelo do mel".

Mosquitos

Mosquitos
O mosquito é o animal mais perigoso do mundo, e um dos menores. Os mosquitos são responsáveis por entre 750.000 e 1 milhão de mortes ao ano, e são vetores de muitas doenças, como a malária, a dengue e o vírus zika.

As células constituem a menor parte viva do nosso corpo, sendo consideradas as unidades funcionais e estruturais dos seres vivos. Nosso corpo é formado por milhares dessas pequenas estruturas. O nosso corpo é formado por uma série de órgãos e sistemas que garantem o funcionamento adequado do organismo.

Célula é a unidade estrutural e funcional dos seres vivos. Os vírus são organismos acelulares. Existem diferentes tipos de células, os quais desempenham variadas funções. Todas as células possuem membrana plasmática, citoplasma e material genético.

É comum dizer que uma célula é composta por três partes básicas: membrana plasmática, citoplasma enúcleo.

Denominada como Thiomargarita magnifica, em referência ao seu enorme tamanho para uma bactéria, o microrganismo possui um comprimento médio de célula superior a 9 mil micrômetros, equivalente a aproximadamente 1 centímetro.

1 – Staphylococcus aureus ( MRSA )
Mais conhecida como MRSA, a bactéria está presente naturalmente na pele, mas se invadir outras partes do corpo, pode causar diferentes infecções, como a meningite e pneumonia.

As bactérias, organismos unicelulares procariontes, são conhecidas, principalmente, pelas doenças que causam em seres humanos. Entretanto, existem bactérias benéficas. Bactérias são organismos unicelulares que não possuem núcleo definido nem organelas membranosas.

Maior animal que já pisou na Terra
O título de maior animal que já pisou pela Terra (até onde sabemos) pertence ao Patagotitan mayorum, um dinossauro recém nomeado. Esse colosso, que viveu há mais de 102 milhões de anos, tinha 36 metros de comprimento e pesava mais de 69 toneladas, o mesmo que 12 elefantes-africanos.

A Terra é considerada um planeta telúrico e possui sua estrutura interna dividida em: crosta terrestre, manto e núcleo. Além da estrutura interna, há também a externa que corresponde à litosfera, hidrosfera, biosfera e atmosfera, que são o que oferece as condições favoráveis para a existência de vida aqui.

Os seres vivos são aqueles que nascem, crescem, se reproduzem e morrem, como os animais (inclusive o homem), fungos, plantas, algas, protozoários e bactérias. Os seres não vivos são aqueles inanimados, que não possuem vida, mas que também são da natureza, como o ar, a água, o solo e as pedras.

Outro animal campeão, em termos quantitativos, é a formiga. Cientistas calculam que existam de 10 quatrilhões a 1 septilhão (um milhão de quatrilhões) delas no planeta. É o inseto mais numeroso do mundo.

Os insetos dominam a fauna terrestre e mais de 1,3 milhão de diferentes espécies já foram catalogadas, cerca de 95% de toda a vida animal”, diz o entomólogo (estudioso de insetos) Nicolas Albuquerque, do Museu de Zoologia da USP.

Outro dos animais do mundo que também habita o oceano é a baleia-comum ou Balaenoptera physalus, de fato, é o segundo maior animal do nosso planeta. Este animais marinho pode chegar a medir 27 metros de comprimento, sendo que os maiores exemplares podem chegar a pesar mais de 70 toneladas.

Sem dúvida nenhuma, o bicho que come a maior quantidade de alimento por dia é a baleia azul, não por acaso o maior animal do planeta. Para manter seu corpo colossal em funcionamento, ela ingere cerca de 8 toneladas de comida diariamente, o que corresponde a 5% de seu peso total.

preguiça

A natureza da preguiça permite que ela conserve energia, movendo-se mais devagar do que qualquer outro mamífero do planeta.

Quokka

O Quokka é um marsupial comum na região sudoeste do país. Ele é dócil e tem o tamanho de um gato. Mas o que mais chama a atenção no animal é o fato de parecer que ele está sempre sorrindo. Até mesmo quando dorme.