Qual é o melhor vermífugo para bovinos?

Perguntado por: laguiar . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Qual é o melhor vermífugo para bovinos? Os principais vermífugos para bovinos são: Abamectina, Doramectina, Ivermectina, Eprinomectina e Moxidectina. Eles têm um tempo de ação diferente de outros princípios como o Albendazol e o Levamisol, que também são usados com frequência nas fazendas.

O período mais indicado é entre a segunda quinzena de abril até o fim da primeira quinzena de maio, época da vacinação contra a Febre Aftosa. 2ª vermifugação – primeira quinzena de julho.

Albendazol. O albendazol é um anti-helmíntico que pertence à classe dos benzimidazólicos. Esse antiparasitário é um dos mais usados na prática médica devido à extensa lista de vermes contra os quais ele é eficaz.

O albendazol é um fármaco de amplo espectro muito efetivo para eliminar os parasitas mais comuns da população: lombriga (Ascaris lumbricoides), ancilóstomo (bicho geográfico), tricocéfalo, oxiúrus, tênias, Strongyloides stercoralis e giardia.

Ivomec® Gold possui formulação liotrópica, sendo uma solução de ivermectina a 3,15%, indicada para tratamento, controle eficaz das infecções causadas por vermes redondos (gastrintestinais e pulmonares), infestações por berne e carrapato dos bovinos.

O efeito da aplicação intramuscular também foi avaliado. Os autores concluíram que a ivermectina na formulação injetável, apresentou a mesma eficácia quando administrada por via oral ou intramuscular. No entanto, a doramectina injetável foi menos eficiente do que a ivermectina.

Ivomec® Gold foi desenvolvido para combinar um controle antiparasitário eficaz sobre infecções/infestações estabelecidas, com um efeito antiparasitário preventivo por até oito semanas sobre vermes redondos gastrintestinais e pulmonares e até 12 semanas, sobre o berne.

Período Vermifugar a cada 60 dias ou a cada 90 dias. A melhor época é que seja entre a segunda quinzena de abril até o final da primeira quinzena de maio, época da vacinação contra a Febre Aftosa. 2ª vermifugação – primeira quinzena de julho.

Proflay F3

Sem carrapatos, bernes , mosca e verminoses!

Sintomas de verminoses em bovinos

  1. 1- Diarreia.
  2. 2- Pelos arrepiados.
  3. 3- Tristeza.
  4. 4- Anemia acentuada.
  5. 5- Mucosas esbranquiçadas.
  6. 6- Abdômen aumentado.
  7. 7- Falta de apetite.
  8. 8- Ingestão de elementos como terra, madeira, etc.

Ripercol® L - Injetável combate a verminose gastrointestinal e pulmonar dos bovinos e suínos causada pelos seguintes helmintos: Bovinos: Haemonchus spp., Trichostrongylus spp., Oster- tagia spp., Cooperia spp., Nematodirus spp., Bunostomun phlebotomun, Neoascaris vitulorum, Oesophagostomum radiatum, Chabertia spp.

Assim como os cães, os gatos devem receber a primeira dose do vermífugo entre 15 e 30 dias de vida (de acordo com avaliação e prescrição do médico veterinário). A segunda dose é aplicada 15 dias depois da primeira. Após essa fase, a vermifugação é mensal até o sexto mês.

Iniciar a vermifugação a partir das 2 semanas de idade, depois a cada 14 dias até 2 semanas após o desmame; Depois tratamentos mensais até os seis meses de idade. O tratamento deve então ser repetido quinzenalmente até duas semanas após o desmame e, em seguida, tratamentos mensais realizados até seis meses de idade.

Estudos demonstram que a ivermectina funciona no tratamento das seguintes infecções: Estrongiloidíase intestinal: causada por um parasita denominado Strongyloides stercoralis. Oncocercose: causada por um parasita denominado Onchocerca volvulus. Filariose (elefantíase): causada pelo parasita Wuchereria bancrofti.