Qual é o melhor tipo de sociedade?

Perguntado por: arodrigues5 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Quais tipos de sociedade empresarial existem?

  1. Sociedade Simples. ...
  2. Sociedade em Nome Coletivo. ...
  3. Sociedade em Comandita Simples. ...
  4. Sociedade Limitada. ...
  5. Sociedade Anônima. ...
  6. Sociedade em Comandita por Ações. ...
  7. Sociedade Cooperativa. ...
  8. Sociedade em Conta de Participação.

A escolha do tipo societário ideal para uma nova empresa depende de três fatores principais: o objeto social da empresa, a tributação que recairá sobre a operação, e a proteção patrimonial que os sócios terão de acordo com a opção feita.

Vantagens. A contribuição do sócio pode ser realizada através de serviços ao invés de capital. A gestão é menos burocrática e formal, tendo como resultado uma maior agilidade na tomada de decisões. A responsabilidade dos sócios pode ser limitada ou ilimitada, assim como não está sujeita a falência.

A Sociedade Simples Limitada é uma modalidade de empresa que não tem finalidade mercantil. Esse formato é direcionado a profissionais de natureza intelectual, científica, literária ou artística. Assim, a sociedade é formada por dois ou mais profissionais que exercem a mesma atividade de forma coletiva.

Sociedade Limitada (Ltda.)
é destinada para empresas com dois ou mais sócios, sendo que a sua responsabilidade financeira é limitada ao capital social do negócio. Dessa forma, as finanças pessoais dos sócios são separadas das do empreendimento, não sendo tomadas em caso de dívidas empresariais.

No Brasil, existem vários tipos de sociedade empresarial, mas as mais comuns são a limitada, simples, anônima, em nome coletivo, cooperativa, em comandita simples, em comandita por ações, de advogados, conta de participação e de economia mista.

Como abrir uma empresa em sociedade?

  1. 1- Escolha o sócio ideal. ...
  2. 2- Estabeleça os investimentos. ...
  3. 3- Divida as funções e responsabilidades. ...
  4. 4- Faça um bom plano de negócios. ...
  5. 5- Contrate um contador. ...
  6. 6- Defina o tipo de empresa. ...
  7. 7- Realize as consultas e os registros necessários. ...
  8. 8- Inscrições e alvará de funcionamento.

Uma sociedade limitada, conhecida popularmente como LTDA, é um tipo jurídico de empresa muito comum no Brasil – especialmente porque este modelo de negócio permite a separação dos bens pessoais dos bens da pessoa jurídica.

A principal vantagem das sociedades limitadas é o fato de que o patrimônio dos sócios está protegido contra possíveis problemas financeiros da empresa. Outra vantagem é que a distribuição dos lucros é facilitada, já que cada sócio tem direito a lucrar de maneira correspondente à sua participação na empresa.

A sociedade em que vivemos agora pode ser caracterizada com base no formato das relações sociais atuais, nos meios de comunicação, métodos de produzir riquezas e de trabalhar. A sociedade moderna também pode ser caracterizada pela expressão das pessoas, a expressão artística, cultural, verbal e não verbal.

O melhor tipo de sociedade empresarial vai depender da realidade do seu negócio. Se você é um profissional liberal e o exercício da sua profissão é a atividade da empresa, uma sociedade simples pode ser o ideal. Se você é um advogado, no entanto, precisa seguir as regras de uma sociedade de advogados.

Na maioria das modalidades de sociedade, todas as partes envolvidas no empreendimento contribuem com dinheiro e, posteriormente, compartilham os lucros. Entretanto, o sócio de serviço é aquele que cumpre sua parte na parceria com trabalho.

Como você pode construir uma sociedade melhor?

  1. Seja um cidadão ativo. ...
  2. Manifeste-se por causas que atendem à maioria. ...
  3. Utilize os canais à disposição. ...
  4. Agrupe-se. ...
  5. Ofereça soluções.

Basicamente, a diferença é que as Sociedades Simples não são registradas na Junta Comercial, não podem falir, pois sujeitam-se à insolvência civil. Elas não podem pedir recuperação judicial etc.

Sociedade Simples

VantagensDesvantagens
É uma sociedade que têm como objetos atividades profissionais de natureza científica, literária ou artística. Não possui um caráter empresarial.Não tem acesso a benefícios do direito de empresa, como recuperação judicial e falência.

As empresas que podem se enquadrar no Simples Nacional são os MEIs, as MEs e as EPPs, sendo que o limite de faturamento bruto anual é de R$4,8 milhões (o mesmo que das EPPs). Se o valor ultrapassar esse limite, a empresa passa a se enquadrar no Lucro Presumido.