Qual é o melhor tipo de leitura?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 14 votos

A leitura silenciosa é muito mais efetiva do que ler o texto em voz baixa. Isso se deve ao fato de que, quando você está lendo em voz alta, faz com que o seu cérebro gaste um tempo maior para assimilar a informação.

Leitura seletiva a fim de identificar as informações de interesse; Leitura reflexiva para compreender e poder emitir considerações; Leitura crítica para avaliar o posicionamento do autor.

Os gêneros de livros mais populares no Brasil

  • Literatura de ficção.
  • Autoajuda.
  • História em quadrinhos.
  • Livros científicos ou de não-ficção.
  • Religião.
  • Literatura erótica.

Pesquisas científicas provam que pessoas que leem mais possuem um vocabulário maior e mais rico, além de terem melhores habilidades verbais, como fala e escrita. O fato de você ler mais faz com que você tenha um maior vocabulário e saiba como utilizar melhor as palavras.

Os quatro níveis de leitura são:

  • Leitura elementar;
  • Leitura inspecional;
  • Leitura analítica;
  • Leitura sintópica.

Veja 4 estratégias de leitura para começar a aplicar!

  • Saiba o que vai ler.
  • Mantenha o foco no processo.
  • Faça anotações durante a leitura.
  • Complete a leitura por conta própria.

A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto, a partir dos seus objetivos, do seu conhecimento sobre o assunto, sobre o autor, de tudo o que sabe sobre a língua: características do gênero, do portador, do sistema de escrita, etc.

Popularmente, denominamos de "bibliófilo" aquele que costumar ler com muita frequência. O historiador português João José Alves Dias define um bibliófilo simplesmente como "aquele que ama os livros".

Romance

Romance é o gênero mais lido pelos brasileiros durante a pandemia. A quarentena está fazendo as pessoas ficarem em casa, trabalharem de casa e até as compras estão sendo feitas de dentro do lar.

15 livros mais lidos do mundo: “Bíblia Sagrada” – Vários autores. “Dom Quixote” – Miguel de Cervantes. “O Alquimista” – Paulo Coelho. “O Senhor dos Anéis” – J.R.R. Tolkien.

E o resultado foi que ler informações em voz alta resultou na melhor memorização. Mas por que isso acontece? Segundo os autores, é graças ao chamado “efeito de produção”: a dupla ação de falar e se ouvir ajuda a fixar as palavras na memória de longo prazo.

Considerada por muitos, como sendo um método eficaz para atingir o sucesso, uma hora por dia dedicada à leitura e à aprendizagem, cinco horas por semana é a “arma secreta” que pode fazer a diferença num percurso profissional mais ou menos promissor.

O hábito de leitura tem relação comprovada com uma melhor qualidade de saúde mental. A leitura, por envolver imaginação, mentalização, antecipação e aprendizagem (sempre aprendemos, ao menos, palavras novas), funciona como um 'exercício' para o cérebro humano.

Estimula a criatividade
Você fica mais inteligente quando lê muito, e também melhora a escrita e seu vocabulário.

Se a pessoa lê mais, tem mais conhecimento do mundo, e isso se reflete na escrita. Ao mesmo tempo, ela assimila a forma como os escritores e jornalistas escrevem. Não é copiar o que , mas aplicar para construir um estilo próprio.” – Rafael Cunha, professor de Língua Portuguesa do Colégio e Curso Pensi.

A leitura treina a mente humana e melhora as funções neurais. O cérebro de pessoas que leem com frequência, possui uma conectividade maior no córtex temporal esquerdo, que é a região onde a linguagem é recepcionada. Mesmo após parar de ler, a atividade cerebral mantém-se por horas ou até por dias.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

A leitura avançada é uma ferramenta gratuita que usa técnicas comprovadas para melhorar a leitura de pessoas independentemente da idade ou da capacidade.