Qual é o melhor suplemento de vitamina D?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.1 / 5 6 votos

Devido ao seu ótimo custo-benefício, a Vitamina D3 da Nutrata pode ser a melhor opção para te atender. Oferecida em cápsulas soft gel de 2.000 UI, ela também possui TCM em sua composição, além de ser livre de componentes artificiais e alergênicos.

Essa dosagem contempla a vitamina produzida pelo corpo e a ingerida na alimentação ou suplementação. São considerados níveis normais: População saudável abaixo de 60 anos: Superior a 20 ng/mL. População acima de 60 anos e grupos de risco: 30 a 60 ng/mL.

O Addera D3, do laboratório Hypera Pharma, está entre os primeiros lugares na lista das monovitaminas mais vendido no Brasil em valores no MAT de 2021/06 e MAT de 2022/06. O medicamento serve para a suplementação da vitamina D em casos de baixa ingestão via dieta, baixa exposição ao sol ou recomendação médica.

Bom, para averiguar o nível certo de vitamina D no corpo é necessário realizar um exame de sangue, sendo que duas formas podem ser identificadas: 25-hidroxivitamina D (calcidiol) e 1,25-di-hidroxivitamina D (calcitriol).

Para ter uma quantidade adequada de vitamina D circulando, a dose diária recomendada vai depender do paciente. Em idosos, recomenda-se de 800-1.000 unidades internacionais (UI), porém Rosa ressalta que não há um padrão.

Por exemplo, enquanto a Vitamina D3 é produzida pelo próprio organismo, em contato com a luz solar, podendo também ser encontrada em alguns alimentos de origem animal e vegetal, a Vitamina D pode ser encontrada apenas em alimentos de origem animal e suplementos.

J Clin Endocrinol Metab. 2011;96(2):291-5.) O limite superior de ingestão diária de vitamina D necessária para causar toxicidade é desconhecido; no entanto, até 10.000UI por dia foi considerado seguro em uma população saudável( 3. Jacobsen RB, Hronek BW, Schmidt GA, Schilling ML.

Contudo, não é recomendado tomá-la sem orientação médica. "O ideal seria passar em consulta médica e dosar a vitamina D por meio de um exame de sangue. Ao tomar a suplementação sem a supervisão de um médico, pode-se ingerir uma dose inadequada, abaixo ou acima do nível correto.

50.000 UI, 1 vez por semana por 8 semanas; 6.000 UI ao dia, por 8 semanas; 3.000 a 5.000 UI ao dia, por 6 a 12 semanas.

A falta de vitamina D pode deixar o organismo mais vulnerável a desenvolver algumas doenças, como raquitismo (exclusivamente em crianças), osteomalácia, osteoporose, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e depressão.

Lista com os melhores Multivitaminicos de 2023

  • Dux Nutrition. Multivitamínico Esportivo.
  • Pharmaton. Imunidade & Energia Complex.
  • Nutrends. Revigoran A-Z.
  • Nutralin. Multivit Completo (combo com 2)
  • Natural Vitaminas. A-Z Booster.

vitamina B12

Para quem está interessado em saber qual a melhor vitamina depois dos 50 anos, saiba que a vitamina B12 não pode estar de fora da alimentação, pois ela tem um papel indispensável na formação das células do sangue e auxilia na formação dos neurônios. Como aumentar a quantidade de vitamina B12?

O suplemento de vitamina D é melhor em cápsulas. Pois essa é a única forma do suplemento que contém a composição ideal de vitamina D + óleo de soja. Mas fique atento, pois podem conter mais ingredientes na cápsula, por isso é muito importante conferir o rótulo do produto sobre as informações de ingredientes.

Ela pode ser encontrada sob duas formas: ergocalciferol (vitamina D2) e colecalciferol (vitamina D3).

O ideal seria tomar sol com traje de banho, mas como nem sempre isso é possível, ir caminhando para o trabalho com os braços expostos ao sol ou se expor aos raios solares durante alguns minutos no horário do almoço pode ajudar.

A dieta recomendada para a vitamina D é de 600 UI/dia para adultos com 70 anos ou menos e 800 UI/dia para pessoas com mais de 70 anos. O limite superior tolerável é de 4.000 UI/dia, acima desse nível o risco de efeitos tóxicos aumenta.