Qual É o melhor suco para idosos?

Perguntado por: dpinheiro6 . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A beterraba possui potássio, magnésio, ferro, vitaminas A, B6 e C, ácido fólico, zinco, carboidratos, proteínas e fibra solúvel. Já a laranja auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e tem alto teor de Vitamina C.

Para tratar a síndrome de fragilidade, é preciso reverter a perda de peso e massa magra, principais responsáveis pela maioria dos sintomas. Para isso, há duas abordagens: a prática de atividades físicas e a alimentação nutritiva e adequada, muitas vezes complementada pelo uso de um suplemento oral.

Sucos mais saudáveis: melancia, goiaba e tomate
Destacam-se como antioxidantes e por regularem os níveis de colesterol, elementos importantes na redução do risco de doenças cardíacas e aterosclerose. “Têm ainda benefícios potenciais na diminuição do risco de alguns tipos de câncer.”

Jantar. A janta deve ser uma refeição leve e muito nutritiva. Por isso, sugerimos as sopas feitas com muitos vegetais e com proteínas em quantidades moderadas. Além de serem completas em macro e micronutrientes, elas ajudam na hidratação.

A ingestão de alimentos processados, ricos em açúcar e gorduras, deve ser evitada para não favorecer o aumento da gordura corporal e o risco de sofrer com problemas cardíacos. O bom equilíbrio dos nutrientes em cada refeição é o que garante o ganho de massa muscular.

Luana Berri, nutricionista do Hospital do Idoso Zilda Arns, dá sugestões de um café da manhã rico em nutrientes para idosos:

  • Chá Troque o café pelo chá. ...
  • Vitamina. A mistura de leite, frutas e até mesmo sementes como chia e linhaça são uma opção nutritiva.
  • Pão fatiado integral. ...
  • Queijo branco. ...
  • Uma porção de frutas.

Bananas. Na verdade, você não pode errar com a maioria das frutas e vegetais. Mas quando se trata de densidade de nutrientes, a banana reina suprema como uma das frutas mais saudáveis lá fora.

Homens e mulheres com mais de 65 anos precisam de uma dose elevada de cálcio. Para suprir a necessidade desse mineral, deve-se consumir diariamente, pelo menos, o equivalente 5 a 6 copos de leite, de preferência, o desnatado.

Esse tipo de transtorno é conhecido como “sarcopenia”. De acordo com vários estudos, a sarcopenia causa dores, câimbras e fraqueza nas pernas em idosos pela diminuição da resistência dos músculos dos membros inferiores e também pela perda da flexibilidade das articulações.

Confira agora algumas opções de suplemento para idosos:

  1. Whey protein. O whey protein é muito conhecido e usado por atletas e praticantes de academia, mas o que muita gente não sabe é que, por uma razão específica, também é indicado para a terceira idade. ...
  2. Cálcio. ...
  3. Magnésio. ...
  4. Ômega-3. ...
  5. Fibras. ...
  6. She she comfort. ...
  7. Luteína e zeaxantina.

Sempre tentem preferir sucos de baixo índice glicêmico, ou seja, que têm menos açúcar. Por exemplo: limão, maracujá, caju e frutas vermelhas. Quando você for tomar um suco mais calórico, tente tomar uma quantidade pequena, mais ou menos 200ml.

O suco de beterraba com limão é um dos sucos mais nutritivos que se pode preparar de modo simples e prático. Rico em nutrientes essenciais para o corpo, como magnésio, potássio, ferro, zinco, cálcio, fósforo, ácido fólico, vitamina C, nitrato, fibras e carotenoides, entre outros, esse suco é imbatível para a saúde!

No geral, Juliana Vieira costuma recomendar apenas uma unidade por dia para seus pacientes. Isso porque comer a fruta de forma descontrolada pode, sim, provocar o aumento de peso (assim como a maioria dos alimentos), mas a recomendação também serve para garantir mais variedade de ingredientes nas refeições.

A empresa de lácteos polonesa Bakoma lançou uma linha de iogurtes para idosos, Bakoma Senior Active, sem lactose e enriquecida com cálcio e vitamina D para ajudar a manter os ossos saudáveis e apoiar o funcionamento dos músculos e do sistema imunológico.

Benefícios do café para a terceira idade
Manter um consumo moderado de café tem efeitos benéficos na qualidade de vida dos idosos e, se não houver contraindicação específica, não há razão para proibir essa bebida. Os idosos podem consumir até 300ml de café por dia, ou seja, duas xícaras por dia.

Agachamentos simples. Outro exercício bem simples é o agachamento, que pode ser realizado com o auxílio de uma cadeira. É só sentar e levantar da cadeira algumas vezes, buscando sempre manter a coluna ereta. Essa atividade é excelente para fortalecer a musculatura das pernas, pois trabalha a parte anterior das coxas.

A melhor vitamina para amenizar os sintomas do cansaço físico e mental e ajudar na recuperação das energias é a vitamina A, que também atua no crescimento adequado das células do corpo.

“Existem alguns suplementos que são interessantes para os idosos como forma de manutenção e prevenção. O Ômega 3 e DHA, por exemplo, auxiliam em processamentos mentais, na cognição e apresentam função neuroprotetora. Fibras do tipo solúveis prebióticas também são um bom investimento", explica Bruna.