Qual é o melhor sotaque brasileiro?

Perguntado por: ochaves . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Um levantamento realizado por um aplicativo de relacionamentos apontou que os mineiros têm o sotaque mais atraente do Brasil. O estudo realizado pela empresa Happn em setembro de 2021 ouviu 2.000 internautas de todas as regiões do país.

Por isso, o sotaque carioca é considerado o mais próximo do português de Portugal. A cidade do Rio de Janeiro foi sede da corte portuguesa entre os anos 1808 e 1821 e, deste período histórico, ainda restaram algumas características na fala.

Brasília não tem sotaque e renega marcas de outros estados, diz estudiosa. Cinquenta anos é pouco tempo para se formar um sotaque, mas, de acordo com linguistas, já existem tendências perceptíveis no modo de falar brasiliense.

O mais feio é o nordestino disparado, seguido pelo carioca. Carioca e Nordestino, não tem pior. E de gente do sul, que além de ter sotaque, conjuga o verbo errado e acha que é chique.

O sotaque mineiro é considerado o mais atraente do Brasil.
Já dentre os sotaques mais sedutores, 35% dos brasileiros apontaram o sotaque mineiro como o mais atraente, seguido pelo sotaque gaúcho (33%), paulista (27%), carioca (25%) e pernambucano (17%).

Está associada à forma como muitos portugueses dizem “brasileiro” para descrever a língua falada pelos brasileiros, como muitos portugueses ficam admirados quando um estrangeiro diz que aprendeu português mas desata a falar com sotaque brasileiro, como muitos portugueses dizem que existe um sotaque brasileiro mas não ...

Os sotaques de Lisboa e de Coimbra — este último o mais neutro e dizem que é o mais correto — também são belíssimos. A língua portuguesa é riquíssima e muito bonita.

São os sotaques!

  • Caipira. Tem aquele R bem acentuado, comum no interior de São Paulo. ...
  • Paulista. ...
  • Carioca. ...
  • Gaúcho. ...
  • Mineiro. ...
  • Baiano. ...
  • Catarinense. ...
  • Paraense.

Os Estados Unidos são um país enorme com uma grande variedade de diferentes culturas, etnias e tradições. Estima-se que há mais de 350 línguas faladas atualmente por todo o seu território, além, é claro, da variedade incrível de sotaques americanos.

Voltando para as origens, também é preciso saber por que o sotaque carioca é considerado o original do Brasil. A explicação está no fato de que o sotaque carioca é o que mais se aproxima do português lusitano, ou seja, do português oriundo de Portugal.

O português de Portugal se parece muito mais com o português africano, por exemplo. Enquanto isso, o sotaque do português do Brasil é muito mais comum na América do Sul. Mesmo que o português seja uma língua difícil de se aprender no geral, a versão brasileira pode parecer mais fácil e mais informal.

O sotaque carioca apresenta algumas semelhanças com o português lusitano. Entre tais semelhanças, percebe-se a pronúncia do "s" chiado e as vogais abertas em palavras como "também", características comuns em ambos.

Os primeiros contatos linguísticos do português no Brasil foram com as línguas indígenas e africanas. "A partir do século XIX, os imigrantes europeus e asiáticos temperaram essa base portuguesa, surgindo o atual conjunto de sotaques", diz o professor Ataliba.

Não há o sotaque certo ou errado. Se pensarmos que o princípio que fundamenta qualquer língua é a comunicação, sobretudo a fala, compreendemos que os falantes de determinada língua realizem adaptações e rearranjos de acordo com suas necessidades de comunicação.

Uma de suas marcas, que hoje caracteriza o português paulista, era o “r” retroflexo, também conhecido como “r” caipira. Ele substituiu o “r” chiado dos portugueses, que os índios não conseguiam pronunciar. Na sintaxe indígena, o plural não redunda ao longo da sentença, o que poderia explicar o hábito paulista.

TOP 10 ALEATÓRIO Sotaques mais irritantes do Brasil 1. Carioca (zona sul) 2. Carioca (zona norte) 3. Carioca (outras zonas) 4.

respondendo a pergunta, carioca, baiano e derivados (nordeste), gaúcho e derivados (sul) e mineiro são todos sotaques bem feios.

Uma pesquisa feita pelo aplicativo de paquera Happn apontou que os pernambucanos têm o quinto sotaque mais bonito e atraente do Brasil.