Qual é o melhor sabonete para sarna?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Descrição. Benzoderm é indicado no tratamento da escabiose (sarna), pediculose e outras parasitoses cutâneas e do couro cabeludo.

Qual o tratamento para escabiose (sarna)?
A permetrina 5% tópica é o tratamento de primeira escolha para tratar escabiose.

No tratamento da sarna
Deve-se lavar cuidadosamente a parte afetada com o sabonete, produzindo uma espuma que deverá permanecer na pele até secar. Se houver outras pessoas com sarna na mesma casa, todas devem ser tratadas ao mesmo tempo para evitar reinfecção.

Sabonete Benzoderm 60g - Drogarias Pacheco.

Escabiose (sarna): idealmente deve haver retorno ao médico em 1 ou 2 semanas após o tratamento com Ivermectina.

Em geral, uma dose única do medicamento é suficiente para a eliminação de vermes e parasitas. A necessidade, ou não, de repetir o tratamento dependerá de avaliação médica e/ou realização de testes laboratoriais.

Ivermectina oral: o tratamento de escabiose simples consiste em uma dose de 200 mcg/kg seguida por uma dose repetida após 1 semana. Pode ser usada para adultos e crianças com mais de 5 anos. Deve ser evitado em gestantes, sendo o tratamento tópico considerado como primeira escolha.

Na maioria dos casos, o indivíduo acometido deixa de ser contagioso dentro de 24 horas e os seus principais sintomas devem melhorar notavelmente dentro de dois dias. No entanto, em geral, os sinais e sintomas característicos da escabiose podem demorar cerca de 3 semanas para desaparecer completamente.

O ato de coçar pode levar bactérias para as lesões, resultando em infecção, o que piora o quadro. Como é feito o diagnóstico? O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, feito visualmente em consulta com seu médico de família, que identificará lesões nos locais característicos desta doença.

O vinagre branco de álcool também pode ser uma boa opção para solucionar o problema de como desinfetar colchão com sarna.

Verificação
Disponível no bulário eletrônico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a bula da ivermectina recomenda a ingestão de uma dose única do medicamento para tratar doenças causadas por vermes ou parasitas.

As duas opções mais utilizadas para o tratamento da escabiose são a Permetrina 5% ou a Ivermectina em comprimidos. A Permetrina 5% deve ser aplicada em todo corpo do pescoço para baixo (nas crianças pode ser aplicada no rosto, com cuidado para não atingir os olhos), sendo enxaguada no banho após 8 a 14 horas.

Preço: R$ 16,50 à vista.

A função do medicamento é matar ou paralisar esses organismos para que eles sejam naturalmente expelidos pelo corpo. “É um antiparasitário de primeira linha contra escabiose e a pediculose – a sarna e piolho.

Resultados da eficácia. Estudos demonstram que o tratamento com benzoato de benzila é capaz de apresentar uma eficácia de 100% após uma única aplicação em até 24h e após três semanas de acompanhamento. Estudos revelam que quando diluído a 25% erradica os ácaros em três horas.

Causa: Causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei. É uma doença contagiosa transmitida pelo contato direto interpessoal ou através do uso de roupas contaminadas. O parasita escava túneis sob a pele onde a fêmea deposita seus ovos que eclodirão em cerca de 7 a 10 dias dando origem a novos parasitas.

Corticóide oclusivo ou intralesional pode ser utilizado em casos de escabiose nodular, após o tratamento convencional. Enxofre 10 a 20% em pasta d'água pode ser empregado, com segurança, em crianças de tenra idade e mesmo em gestantes, por 4 noites, com intervalo de 7 dias e aplicação de mais uma noite.

TRATAMENTO DA ESCABIOSE
Pode-se usar anti-histamínicos sedantes (dexclorfeniramina, prometazina), para alívio do prurido.

a) A erupção e a coceira da sarna podem persistir por várias semanas a um mês após o tratamento, mesmo que o tratamento tenha sido bem-sucedido e todos os ácaros e ovos tenham sido mortos.

A fêmea do ácaro pica e cava túneis na camada superficial da pele e deposita os ovos em covas. Os ácaros jovens (larvas) chocam em poucos dias. A infestação provoca uma coceira intensa, possivelmente devido a uma reação alérgica aos ácaros.