Qual é o melhor remédio para parar de fumar?

Perguntado por: vbarreto3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 4 votos

A bupropiona é o medicamento de eleição nesse grupo, pois segundo estudos científicos, é um medicamento que não apresenta, na grande maioria dos casos, efeitos colaterais importantes.

O princípio é relativamente simples: a NicQb corta o prazer de fumar. Os testes clínicos deram resultados positivos embora não se trate de um produto miraculoso.

(link) Adesivos, gomas de mascar e outros suportes podem ajudar a evitar a fissura. “Quem usa medicação tem suporte maior para parar na primeira tentativa. Além disso, tem menos tendência a ganhar peso”, diz Ciro.

4. Pare de fumar aos poucos. Se você tem um alto grau de dependência do cigarro, pode ser interessante fazer uma parada gradual. Nesse caso, você pode reduzir de 25% a 30% o número de cigarros a cada sete dias, de maneira a abandoná-los totalmente ao fim de quatro semanas.

Para reduzir os efeitos da ausência do cigarro, é indicado colocar um pouco de bicarbonato de sódio na língua. Se você estiver com vontade de fumar, recorra ao composto para diminuir a necessidade de consumo.

A nicotina presente no cigarro é um componente altamente viciante, além de outros elementos químicos que também causam dependência. Há ainda um fator importante que prejudica o fumante na hora de abandonar o vício: a questão psicológica. “Quem fuma tem a sensação que o cigarro ajuda a enfrentar os problemas.

Quando uma pessoa fica 48 horas sem fumar a nicotina já não está mais presente em seu organismo, mas os efeitos do tabagismo ainda ficam presentes por muito tempo. Parar de fumar não é fácil.

Querer parar de fumar é o início de tudo. A força de vontade precisa atravessar o período mais crítico, a fase mais aguda de abstinência, que dura de 1 a 2 semanas.

Os antidepressivos bupropiona e nortriptilina auxiliam na cessação do tabagismo no longo prazo. Ambas as drogas raramente produzem eventos adversos graves ou que levem à interrupção do tratamento.

6 – Posso fumar e usar Fumasil® ? Não é o ideal, mas pode sim. Porém, com o uso de Fumasil®, o seu próprio organismo terá aversão ao fumo, auxiliando na interrupção do mesmo.

A primeira semana pode ser a mais difícil, mas isso significa que o corpo está se adequando a uma nova forma de funcionar. Por mais desconfortável que seja, a síndrome de abstinência da nicotina é um sinal de que o organismo está voltando a funcionar normalmente”, completa.

Os benefícios de parar de fumar são quase imediatos. Em apenas 20 minutos após parar, a frequência cardíaca cai. Em 12 horas, o nível de monóxido de carbono no sangue volta ao normal. Entre 2 a 12 semanas, a circulação melhora e a função pulmonar aumenta.

Beba chá de tanchagem com frequência. Esta planta é um grande purificador dos pulmões. Ele livra o órgão de toxinas, inclusive da nicotina do cigarro.

O ideal é marcar uma data para parar de fumar. Será o seu primeiro dia sem cigarro. Até ele chegar, vá reduzindo aos poucos a quantidade de cigarros fumados diariamente. Se você fuma um maço (20 cigarros) por dia, por exemplo, 20 dias antes da data comece a fumar 1 cigarro a menos a cada dia.