Qual é o melhor remédio para inflamação na garganta?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Os anti-inflamatórios também servem para aliviar a dor e reduzir a inflamação ou o edema (inchaço) que acontece na garganta.

  • ibuprofeno.
  • diclofenaco.
  • nimesulida.
  • ácido acetilsalicílico.
  • naproxeno.
  • cloridrato de benzidamina.
  • piroxicam.
  • celecoxibe.

Os médicos geralmente prescrevem penicilina ou amoxicilina (Amoxil) para tratar a garganta inflamada. Eles são as melhores escolhas porque são mais seguros, baratos e funcionam bem em bactérias estreptocócicas.

Em geral, é possível diferenciar uma inflamação na garganta de uma infecção pelos sintomas. No caso da inflamação, são frequentes o calor, a vermelhidão, o inchaço e a dor ao tocar. Enquanto isso, quando está infeccionada, ela provoca febre alta, dor no local, dor muscular, tosse, formação de pus e fadiga geral.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

O diagnóstico é feito com base no histórico do paciente, na visualização da garganta e na palpação dos gânglios para tentar distinguir se são vírus ou bactérias. As infecções virais costumam apresentar um inchaço maior dos gânglios, enquanto que as amígdalas inflamadas por bactérias ficam maiores e com pus.

Repouso;

  1. Repouso;
  2. Evitar mudanças fortes de temperatura;
  3. Uso de sprays de própolis;
  4. Gargarejo;
  5. Remédios caseiros com limão, mel e gengibre.

faça repouso e evite forçar a voz; para umedecer a garganta, você também pode tomar um banho quente. É uma opção interessante para facilitar o repouso, especialmente durante a noite; medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios podem aliviar a dor de garganta.

A nimesulida age como analgésica, então no caso de dor de inflamação na garganta, este medicamento pode ser utilizado. Porém, para dores de garganta bacterianas, a nimesulida não auxilia no tratamento, sendo necessário o uso de antibióticos.

É possível tratar a garganta inflamada? Claro que sim! A inflamação na garganta é um problema completamente tratável. Na maioria esmagadora dos casos, ele se resolve em alguns dias ou semanas com a implementação de tratamentos com antibióticos (caso o problema tenha causa bacteriana) e/ou anti-inflamatórios.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

A principal causa de dor de garganta são os vírus, justamente um micro-organismo que não deve ser tratado com antibióticos. Esses remédios, conforme o otorrinolaringologista, são indicados quando o médico, após atendimento e exame físico, constata a presença de uma infecção bacteriana.

Mais especificamente, existem diversos fatores que causam a garganta inflamada, como as infecções virais, infecções bacterianas, reações alérgicas, garganta seca (por conta do tempo seco ou desidratação), uso excessivo da voz, lesões na garganta e até mesmo o refluxo gastroesofágico.

Tratamento de infecção da garganta
Gargarejos de água morna e sal são frequentemente recomendados, mas não parecem ajudar. Alguns médicos também dão uma dose simples de um corticosteroide, dexametasona, especialmente se os sintomas forem graves; a dexametasona pode abreviar a duração dos sintomas.

Assim, o indicado é consultar um médico em qualquer infecção de garganta, sobretudo se ela vier acompanhada de febre alta, pus, dor intensa, gânglios aumentados e não tiver melhora dos sintomas em 48 horas.

Veredicto final. Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.

Qual é o anti Inflamatorio mais forte que existe? Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.