Qual é o melhor remédio para dor muscular?

Perguntado por: vramires5 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

Remédios Para Dor Relaxantes Muscular

  • Dorydrin Legrand 10 Comprimidos.
  • Benoflex P Sanofi Aventis 12 Comprimidos Revestidos.
  • Sedalex 35+300+50mg Teuto 4 Comprimidos.
  • Dipirona Sódica 500mg Genérico EMS 10 Comprimidos.
  • Dorflex Sanofi 30 Comprimidos.
  • Analgésico Novalgina 500mg Sanofi Gotas 10ml.
  • Relaflex 12 comprimidos.

O que é bom para dor muscular?

  1. Evitar esforço físico. Não há nada pior para a dor muscular do que continuar forçando a área.³ ...
  2. Aplicar compressas de gelo. No caso de lesões, as compressas de gelo estão entre as melhores dicas para dor muscular. ...
  3. Alongar o corpo. ...
  4. Massagear a área dolorida. ...
  5. Tomar um relaxante muscular.

Os analgésicos opioides, em geral, são os medicamentos mais fortes para aliviar a dor. O medicamento de referência nesta classe é a morfina – com outras substâncias acima e abaixo dela em termos de potencial de alívio da dor.

Entre os medicamentos mais conhecidos desse tipo estão a cortisona e a prednisona.

“Todos os três são considerados compostos múltiplos. Isso significa, por exemplo, que o Dorflex é um anti-inflamatório com analgesia e relaxante muscular, o Torsilax também, e a Neosaldina ainda tem cafeína. Todos eles têm efeitos colaterais severos”, diz Souza.

Coltrax Injetável 2mg Sanofi Aventis 3x2ml (tiocolchicosídeo) é indicado no tratamento auxiliar, de curto prazo, para dores musculares da coluna decorrentes de contraturas. Atua como relaxante muscular, diminuindo a resistência do músculo e reduzindo ou evitando aparecimento de contratura residual.

Geralmente, esta inflamação é resultado de um esforço físico exaustivo em treinos e práticas esportivas, postura inadequada e até mesmo estresse. Porém, em casos mais severos, pode ser o primeiro indício de um quadro clínico mais sério.

Praticar exercícios físicos regularmente
Movimentar o corpo é uma das melhores formas de diminuir a tensão muscular. Ao realizar uma atividade física, todo o corpo se coloca em movimento, alongando músculos e diminuindo as tensões. Além disso, os exercícios físicos são imprescindíveis também para a saúde mental.

10 dicas para uma boa recuperação muscular

  1. Saber a hora do repouso. ...
  2. Periodização do treinamento e evolução gradativa. ...
  3. Alongar-se diariamente. ...
  4. Hidratação. ...
  5. Sono regular. ...
  6. Consumo de proteínas pós-treino. ...
  7. Consumo de alimentos antioxidantes e anti-inflamatórios. ...
  8. Manter uma dieta variada.

As seguintes medidas são essenciais para o tratamento das distensões musculares: aplicação de gelo no local da lesão, compressão da área para evitar inchaço, repouso, elevação do membro em que ocorreu o ferimento, uso de analgésicos e dos anti-inflamatórios vendidos sem necessidade de receita médica.

Como identificar a dor muscular?

  1. dor com sensação de picada, formigamento, comichão, esfaqueamento ou queimação;
  2. rigidez, que ocasiona em desconforto e/ou dificuldade ao realizar certos movimentos;
  3. sensação de dormência ou formigamento;
  4. espasmos;
  5. inchaço.

Entre os medicamentos que pertencem à classe dos analgésicos opioides podemos citar: Morfina. Codeína. Meperidina.

Conforme dados da Close-UP Internacional durante o período de fevereiro de 2022, o laboratório Hypera Pharma alcançou 30.015.955 unidades vendidas do medicamento Neosaldina, alcançando a liderança como medicamento analgésico mais vendido.

Naproxeno (Flanax); Ibuprofeno (Alivium, Advil); Diclofenaco (Cataflam, Voltaren).

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Comparações diretas entre 50 mg de diclofenaco e 400 mg de ibuprofeno não demonstraram diferença significante em relação ao alívio da dor.

Nimesulida 100mg é receitado para tratar condições como dores inflamatórias, inflamação aguda não-infecciosa do trato respiratório superior, congestão da mucosa, febre e dor de garganta.