Qual é o melhor remédio caseiro para matar piolho?

Perguntado por: lsilva5 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).

O tratamento de escolha da pediculose (piolho) é feito com permetrina 1% (emulsão ou loção 60 mL). Orienta-se lavar os cabelos com shampoo normal (não usar condicionador) e secar com auxílio de uma toalha.

O tratamento alternativo experimentado é capaz de matar piolhos, tendo como vantagens não arder nos olhos nem no couro cabeludo, ser de fácil preparo, baixo custo e acessível a qualquer família. O tratamento consiste em friccionar o couro cabeludo com infusão de arruda a 20%.

Também a produtos que são repelentes, existem produtos disponíveis no mercado que contêm ingredientes naturais, como óleo de tea tree, óleo de lavanda, eucalipto ou hortelã. O vinagre também é um produto que os piolhos não gostam, porém não é recomendado o uso do mesmo na cabeça, como veremos mais a frente.

Óleo de coco: o óleo de coco deve ser aplicado seguindo os mesmos princípios do azeite. Óleos, além de matarem os piolhos, também ajudam a deixar o cabelo bem hidratado e brilhoso. Vinagre de maçã: misture o vinagre com o creme de pentear e use após lavar o cabelo.

5 passos para eliminar piolhos e lêndeas (com remédios caseiros)

  1. Lavar a cabeça com vinagre. ...
  2. Mistura de óleos essenciais. ...
  3. Pente fino comum ou eletrônico. ...
  4. Lavar as roupas a alta temperatura. ...
  5. Repetir os passos 9 dias depois.

Detergente #Ypê de Coco - piolhos e lêndeas.

Quando estiver passando o pente fino, utilize sempre um pano branco evitando assim que os piolhos caiam na roupa. Os piolhos, lêndeas e ninfas que caírem no pano, devem ser deixados em vinagre diluído em água por um período de 30 minutos, para que sejam mortos.

Este método “até pode matar os piolhos”, mas é muito perigoso. “São substâncias extremamente agressivas, portanto, não são de todo recomendadas no couro cabeludo”, pois podem provocar queimaduras, avisa.

Alimentando-se do nosso sangue, o piolho é responsável por desencadear uma doença chamada pediculose. Três tipos de pediculose são reconhecidos: a da cabeça, a do corpo e a da região pubiana.

Como acabar com os piolhos?

  1. Usar xampu específico. A forma mais comum de acabar com os piolhos é utilizar xampu e loções específicas desde a raiz até as pontas do cabelo. ...
  2. Pentear os cabelos com pente fino. ...
  3. Fazer o uso de medicamentos orais. ...
  4. Usar receitas caseiras. ...
  5. Higienização de objetos.

Dilua o óleo num gel de aloé vera, que ajuda a acalmar a comichão e feridas provocadas pelos piolhos. Para uma colher de sopa de gel, utilize cinco gotas do óleo. Deixe atuar durante uma a duas horas, no mínimo, ou toda a noite.

Pediculose da cabeça é a infestação dos cabelos pelo parasita Pediculus humanus. Os piolhos são insetos pequenos, sem asas, que se alimentam de sangue. A transmissão ocorre pelo contato direto ou pelo uso de bonés, chapéus, escovas de cabelo, pentes ou roupas de pessoas contaminadas.

Com a infestação, eles passam a coçar a cabeça com muito mais frequência, provocando pequenos machucados no couro cabeludo, o que facilita o acesso de germes e bactérias dentro da corrente sanguínea, já que essa área é cheia de vasos. A picada também causa grande irritação à pele, por causa da saliva do piolho.

A mais tradicional é usar um pente bem fino desde o couro cabeludo para retirar todas as larvas e todos os ovos. A Fiocruz afirma que uma mistura de água com vinagre (com a mesma quantidade das duas substâncias) pode ajudar a combater os piolhos e não é tóxica (ou seja, não faz mal à saúde).

Paranix Shampoo

O Paranix Shampoo Proteção Piolhos e Lêndeas também é uma escolha acertada para não deixar que uma infestação por piolhos e/ou lêndeas já existente se propague. Pode aplicar no cabelo de toda a família, inclusive crianças a partir dos 2 anos de idade.

Eles se alimentam exclusivamente de sangue, preferem ambientes quentes, escuros e úmidos e depositam seus ovos nos fios de cabelo.

Shampoo para piolho
Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Hoje em dia, já existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados.

Já nos cabelos afro e cacheados, a orientação é pentear os fios molhados e desembaraçados, se necessário após aplicação de condicionador. Escovar os fios dessa maneira vai ajudar a remover os piolhos, mas as lêndeas podem permanecer.

Benzoderm 10% Sabonete 60g.