Qual é o melhor relaxante muscular para dor na coluna?

Perguntado por: ereis . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Os remédios para dor nas costas, do tipo relaxante muscular, podem ser o Dorflex, o Miosan, e o Mioflex. Destacam-se ainda, especificamente para essa modalidade de dor, os medicamentos como o Tandrilax, o Tandene e o Torsilax.

O gelo tem a função de diminuir o fluxo sanguíneo na região afetada, amenizando o inchaço e a inflamação. Na região das costas, a compressa fria causará uma vasoconstrição. Com isso, processos inflamatórios serão reduzidos, fazendo com que edemas e hematomas sejam drenados com mais facilidade.

Injeção Epidural
A dura-máter é a camada mais externa das três camadas que envolvem a medula espinhal e a cauda equina. Uma injeção epidural se refere à aplicação do medicamento na dura-máter. Existem 3 tipos de injeções epidurais, com base na abordagem que a agulha faz para chegar ao local da injeção.

Dentre os melhores princípios ativos para lidar com estas dores, estão a orfenadrina, ciclobenzaprina e a tizanidina (específicas para o relaxamento muscular), aspirina, diclofenaco, ibuprofeno, cetorolaco e indometacina (anti-inflamatórios), além dos tradicionais dipirona e paracetamol.

Entre os relaxantes musculares mais usados estão: o carisoprodol (mioflex), orfenadrina (dorflex, ana-flex), ciclobenzaprina (miosan) e tizanidina (sirdalud).

Quais sintomas da dor lombar?

  • Incômodo recorrente na parte baixa das costas.
  • Formigamentos.
  • Limitação de movimentos.
  • Sensação de travamento na coluna.
  • Dificuldade para movimentar as pernas, em alguns casos.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Dorflex é um medicamento que possui ação analgésica e relaxante muscular. É indicado para aliviar dores relacionadas à contratura muscular excessiva, como a dor de cabeça tensional (cefaleia tensional), e também as dores musculares (incluindo dor nas costas e na lombar).

Se a dor lombar interferir nas atividades diárias, mobilidade, sono ou se houver outros sintomas preocupantes, deve-se procurar atendimento médico. A dor lombar crônica geralmente está relacionada a diversas outras alterações de ordem neuropsiquiátrica.

Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes. Não ficar muito tempo em uma única posição. Usar pomadas anti-inflamatórias.

Vários antiinflamatórios não esteroides são eficazes para o tratamento da dor associada a hérnia de disco. Diclofenaco, cetoprofeno, ibuprofeno, naproxeno, piroxican são alguns.

Compressa quente. Para o alívio imediato da dor de costas, você pode colocar uma compressa morna no local da dor, deixando atuar entre 15 e 20 minutos. Esse tipo de compressa melhora a circulação sanguínea e relaxa os músculos e, por isso, costuma aliviar o desconforto rapidamente.

Diprospan® é indicado para os seguintes quadros clínicos:
Artrite reumatoide, doenças das articulações como: osteoartrite, bursite, espondilite anquilosante, espondilite radiculite, dor no cóccix, ciática, dor nas costas, torcicolo, exostose, inflamação na planta dos pés (fascite).

Dexa-Citoneurin, para o que é indicado e para o que serve? Dexa-Citoneurin® é usado para combater quadros dolorosos e inflamatórios, incluindo neurites e neuralgias (inflamação e dor nos nervos).

Movimento para relaxar musculatura lombar e aliviar a dor na lombar. Deite de barriga para cima com as pernas dobradas. Eleve o quadril, colocando 2 bolinhas juntas, uma ao lado da outra, embaixo do cóccix (no finalzinho da coluna). Desça o quadril, relaxando todo o peso.

A prancha é um exercício que além de fortalecer a lombar também trabalha a musculatura denominada core (musculatura profunda do abdômen que segura a coluna vertebral). Assim, ela é sempre indicada em séries de exercícios para fortalecimento da coluna.

A crise de dor lombar costuma variar de tempo e intensidade. A dor lombar aguda pode durar de quatro a seis semanas, enquanto a crônica pode durar a vida inteira.

Os remédios indicados para combater a dor ciática podem ser o Paracetamol, Ibuprofeno, ou os mais fortes, derivados da morfina como o Tramadol, mas um relaxante muscular e o Diazepan também podem ser indicados pelo ortopedista.

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.