Qual é o melhor rejunte para porcelanato?

Perguntado por: omota . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

O rejunte cimentício possui um acabamento áspero, que pode ser aplicado em juntas de 0,5mm até 10mm e é indicado para pisos cerâmicos, porcelanato, pastilhas e pedras.

Já o rejunte acrílico é impermeável. Ou seja, pode ser aplicado em áreas mais úmidas, como cozinha e área externa do box para banheiro. Ele tem um acabamento bem liso, o que impede que acumule sujidade, sendo muito fácil de limpar e de manter sempre como novo.

Primeiro, avalie a condição do rejunte antigo, se ele estiver solto, rachado ou danificado, é melhor removê-lo completamente e aplicar um novo. Caso contrário, é possível aplicar um rejunte em cima do outro.

Diferença entre os tipos de rejunte
O acrílico possui as mesmas finalidades do cimentício, só que também é adequado para revestimento de porcelanato. E o epóxi é o rejuntamento mais completo, além de ser adequado para as mesmas finalidades do cimentício e do acrílico, ele também rejunta em revestimentos para piscina.

Se estivermos falando de um local comum como sala de estar, escadas e outros ambientes desse tipo, o rejunte acrílico será sem dúvida alguma a melhor opção. Já no caso de cozinhas, lavanderias e banheiros, o melhor a se fazer é aplicar o resinado.

Com acabamento áspero, o cimentício favorece o acúmulo de sujeira e é mais difícil limpar. O acrílico, por outro lado, apresenta um acabamento um pouco mais liso e, consequentemente, facilita a remoção das sujeiras e manchas.

Epóxi. O rejunte do tipo epóxi também é impermeável e composto por resina epóxi e catalisadores, que deixam a massa bem resistente. Esse material oferece acabamento mais sofisticado e tem custo um pouco mais alto que os demais. Possui alta resistência e acabamento extraliso.

Funciona como rejunte para banheiro, para piscina ou outros ambientes. Até mesmo revestimentos antigos podem receber o rejunte acrílico. Outra característica importante do rejunte acrílico é o fato de ser resistente a manchas e fungos. Isso aumenta sua durabilidade, não desbota e evita que a estética seja prejudicada.

de 1 a 10 mm

Votomassa rejunte porcelanato resinado é formulado a partir de uma combinação de cimento Portland, agregados minerais de granulometria controlada, e polímeros e pigmentos de alta re- sistência à descoloração. RECOMENDADO PARA: Rejunte de juntas de 1 a 10 mm de espessura, em áreas internas e externas, pisos e paredes.

A diferença entre eles é que o flexível cai bem em juntas de 2 a 10 mm, tem textura bastante lisa e é resistente a bolor.

Rejunte solto: a existência de sujeiras nas juntas, assim como a dosagem menor de água que a indicada para o preparo da mistura são as duas possíveis causas. Por isso é fundamental que as juntas estejam limpas antes da aplicação do rejunte.

O rejunte epóxi é a melhor opção para ambientes onde a higiene deve ser absoluta (caso de banheiros, cozinhas e hospitais). Ele é o mais impermeável, tem textura lisa e o acabamento é bem bonito.

Tempo ótimo de resistência: 4 dias, a 20 °C; 8 dias, a 10 °C. 24 h após o assentamento, rejunte com o mesmo produto.

Antes de aplicar o rejunte, as juntas devem ser limpas por escovas não abrasivas, ou, se possível, lavando com água, assim todo o pó e partículas maiores serão removidas antes da aplicação do rejunte, permitindo dessa forma que haja contato apenas com partes firmes.