Qual é o melhor regulador de humor?

Perguntado por: egouveia . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Lítio: o único estabilizador de humor cientificamente comprovado. O único estabilizador do humor, cientificamente comprovado é o lítio. o ácido valpróico e carbamazepina, embora possam ser usados, não são primeira linha de tratamento e nem entram primariamente na classe dos estabilizadores do humor.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

Fluoxetina. A fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro e ajuda a regular o humor e o bem-estar da pessoa.

Carbonato de lítio: o principal estabilizador conhecido.

A oxicodona é considerada o remédio mais perigoso do mundo: além de o opioide ser altamente viciante, ele também é atraente por sua capacidade de anular qualquer dor física e promover uma sensação agradável de relaxamento e euforia. O medicamento já viciou mais de 2 milhões de pessoas somente nos Estados Unidos.

Os estabilizadores do humor (lítio, valproato, carbamazepina) são a base de prevenção. Cerca de um terço das pessoas com Doença Bipolar ficam completamente livres de sintomas com a manutenção estabilizadora apropriada. A maioria das pessoas beneficia de uma grande redução no número e na gravidade das crises.

Priorize principalmente as castanhas e nozes, que são ricas em selênio, importante mineral para prevenção e tratamento de depressão e na redução do estresse, além de vitamina E, ácido alfalinolênico e ácido elágico.

Lamotrigina: é um anticonvulsivante considerado de primeira linha para o tratamento agudo dos episódios depressivos e da fase de manutenção do transtorno bipolar.

Sertralina é um remédio que está ligado de forma direta com a serotonina, conhecida por ser o hormônio da felicidade. Isso porque esse medicamento aumenta a concentração de serotonina no organismo, assim pacientes que usam a Sertralina costumam ter melhora no humor, na qualidade do sono, mais energia e mais apetite.

De acordo com a médica psiquiátrica Danielle H. Admoni, a sertralina não é um remédio diretamente relacionado ao ganho ou à perda de peso como outros antidepressivos — como a fluoxetina e a vortioxetina, que podem levar ao emagrecimento; e a mirtazapina, que pode gerar os quilos a mais na balança.

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

Técnicas para diminuir a irritabilidade

  1. Escreva o “Manifesto da Irritabilidade” Exatamente, coloque no papel tudo o que o irrita. ...
  2. Investigue sua rotina. Você, simplesmente, não consegue entender a razão de andar tão irritado ultimamente? ...
  3. Faça uma pausa. ...
  4. Não se acomode. ...
  5. Obtenha ajuda.

Nervocalm® é indicado como auxiliar no tratamento da ansiedade (angústia), nervosismo, irritabilidade, inquietude, impulsividade, agitação, depressão (melancolia), insônia, sono perturbado, tremores, palpitação e cefaleia (dor de cabeça).

A bupropiona atua nos níveis de dopamina e noradrenalina no cérebro, aumentando a motivação e a sensação de bem-estar.

Estabilizadores do humor, como o divalproato, também são efetivos para o tratamento de sintomas afetivos e impulsivos.

Portanto, pães, massas, açucares, farinhas e carboidratos refinados, como arroz, batata e outros vegetais com alto teor de amidos e várias frutas, são proibidos nesse tipo de dieta.” “Muitos pacientes com transtorno bipolar são polimedicados – usam vários medicamentos.

Clozapina, lamotrigina, olanzapina, quetiapina e risperidona são remédios usados para outros fins na rede pública, mas devem estar disponíveis também para esse transtorno afetivo.