Qual e o melhor petróleo do mundo?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 20 votos

A referência mundial de qualidade do óleo é o tipo Brent, negociado em Londres, e o WTI, negociado em Nova York. Ambos são leves e servem como base para calcular o preço do petróleo de diversas reservas.

Arábia Saudita

Arábia Saudita lidera o ranking
Dentre as maiores reservas de petróleo do mundo, destaque para: Arábia Saudita (com 271 bilhões de barris) EUA (192 bilhões de barris) Rússia (143 bilhões de barris)

No Brasil, o petróleo pesado é o tipo mais comumente encontrado nas reservas do pós-sal, já no pré-sal, temos um óleo mais leve, de maior valor de mercado. Para medir a densidade do óleo, o Instituto Americano de Petróleo criou a escala API. Quanto maior o grau de API, mais leve e de melhor qualidade é o petróleo.

O venezuelanos são donos da maior reserva certificada de petróleo do mundo: 302,8 bilhões de barris. A Faixa do Orinoco, nos estados Guárico, Anzoátegui e Monagas, concentra a maior parte dessas reservas assim como outros minerais: ferro, diamante e ouro.

Os maiores produtores de petróleo em nível mundial são Estados Unidos, Arábia Saudita e Rússia. Os países que possuem as maiores reservas petrolíferas são Venezuela, Arábia Saudita e Canadá. O Brasil é um importante produtor de petróleo em nível mundial, ocupando a nona posição entre os maiores produtores mundiais.

Produção de petróleo no Brasil
Com a descoberta da camada do pré-sal e o início de sua exploração, o Brasil se tornou um país autossuficiente em petróleo. Isso significa que a produção nacional é suficiente para suprir a demanda doméstica por esse recurso.

O Estado do Rio de Janeiro é o principal produtor de petróleo do país, com a maior parte da produção proveniente da Bacia de Campos, onde estão localizados campos petrolíferos de destaque, como o de Roncador e o de Marlim.

Assim como outras empresas estrangeiras do setor, a Chevron foi obrigada a suspender suas atividades na Venezuela após as sanções impostas pelo então presidente Donald Trump, que praticamente interromperam toda a exportação de petróleo venezuelano aos EUA.

As reservas de petróleo atualmente comprovadas devem durar pelo menos mais 50 anos, sendo interessante lembrar que os preços internacionais do petróleo variam de modo inversamente proporcional às estimativas destas reservas comprovadas, razão para os países produtores serem modestos quanto a tais estimativas.

Brasil

O Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta e a divisão da água doce encontra-se da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.

Motivos para menos investimentos
Margens menores de lucro: As margens de lucro no refino são historicamente menores que na extração e produção de petróleo, apontam especialistas. Isso acontece porque o processamento dos combustíveis é uma atividade de menor risco que a exploração de petróleo.

Bacia de Campos

1. Bacia de Campos: A Bacia de Campos é a maior e principal bacia petrolífera brasileira. Localizada na região que se estende por todo o litoral do Espírito Santo até o norte do Rio de Janeiro, é responsável por 80% da produção de petróleo no Brasil.

Assim, nos últimos seis anos, o Brasil não parou de aumentar sua produção de petróleo até atingir 2,2 milhões de barris em 2022, o que lhe permitiu se tornar o oitavo maior produtor do mundo. Mas não se trata apenas da quantidade de barris por dia que cada país produz.

Congo

'Congo tem absolutamente tudo, de tão rico em minérios', afirma diplomata na CRE. O Congo, 4° maior país da África, é conhecido no meio científico como uma "aberração geológica". Isto, por ter "absolutamente tudo" no que se refere a riquezas minerais dentro de seu território.