Qual é o melhor pastel do Brasil?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Ana Maria Braga anunciou o grande vencedor do concurso O Melhor Pastel do Brasil: o Pastel de Carne de Sol com Banana da Isabel!

O melhor pastel do mundo é da cidade de São Paulo, conforme o Taste Atlas, site que cataloga os melhores pratos da gastronomia internacional. O Hocca Bar, no Mercadão, foi o primeiro colocado no ranking global da iguaria brasileira, e é famoso pelos pastéis de bacalhau e camarão.

“A introdução do pastel no Brasil se deu por meio de imigrantes chineses, que tiveram de se adaptar aos ingredientes disponíveis por aqui”, conta. Se foram os chineses os “criadores” da receita, então por que vemos tantos japoneses fritando pastéis em feiras e pastelarias em todo o país?

lá no mato grosso que não se dá por vencido não em jangada também conhecida como a capital do pastel. fez mas só pense num calor de fritar os biólogos. e de fritar pastel também.

Pouso Alegre (MG) é conhecida por ter um pastel delicioso e totalmente diferenciado das receitas dos outros estados, já que sua massa leva um toque mineiro, como a farinha de milho, além do polvilho azedo, sal e água, o que deixa o pastel mais saboroso do que já é!

O dono do Pastelão do Maluf, José Arimatéia Duarte, conhecido por Mazu, à época e em defesa do amigo político, disse que até Jesus foi perseguido e que o ex-governador é um bode expiatório. Mazu disse que nada pagou a Maluf pelo uso do nome e que se tratou de uma homenagem.

Apesar de atualmente ser considerado uma iguaria da culinária do nosso país, o pastel tem origem asiática. Segundo pesquisadores, a ideia é que ele tenha se originado de duas especialidades: do tradicional rolinho primavera da culinária chinesa e do guioza japonês.

O Pastel da Maria é o nome da famosa barraquinha de feira paulistana. E a fama não veio apenas dos prêmios de “melhor pastel pastel de São Paulo” em 2009 e 2011, mas também da qualidade já conhecida nas décadas de história.

Na verdade, tudo começou com imigrantes chineses, no final no século 19, que preparavam o famoso rolinho de primavera, iguaria que carrega algumas características do pastel, como a massa frita. Dizem até que eles adaptaram a receita para incluir recheios mais conhecidos pela população brasileira, como a carne moída.

Acredita-se, também, que a origem exata foi em Portugal, em 1680, onde se preparou o primeiro pastel de fato, uma receita de camarão envolto em massa fina e crocante, frito em óleo.

Originário da culinária europeia, o pastel um dos alimentos mais frequentemente encontrados em carrinhos de rua e centros de comércio popular do Brasil e Portugal, também populares em outros países.

De origem chinesa, o guioza é um pastel que faz grande sucesso nos restaurantes de culinária japonesa. Servido como entrada ou dentro de um rodízio, o guioza consiste numa massa bem fininha, feita à base de farinha e sal, recheada com carne bovina ou suína ou legumes.

Eles montaram pastelarias, estabelecimentos tipicamente chineses, para “disfarçar” sua origem e fugir do preconceito que sofriam pelo fato de o Japão ter lutado pelo Eixo durante a guerra.

Vemos aqui a palavra pastel. Ela vem do Italiano pastello, “material reduzido a uma pasta”, de pasta, “massa”, que vem do Latim pasta, “massa” também. Mais remotamente, veio do Grego pasta, “mistura salgada de alimentos”, de pastos, que queria dizer “polvilhado, salgado”, de passein, “espalhar”.

RecordistaCidadeComprimento
Pastel Trevo DonizeteBertioga294 centímetros
Fast Food CheppitosFortaleza155 cm

Em Portugal, quando se fala de culinária, pastel é uma pequena porção de massa de farinha (na maioria das vezes de trigo) com recheio doce ou salgado, frita ou assada. Ouve-se muito :” aquela padaria tem uns pastéis maravilhosos!” ou “vamos tomar um café na pastelaria da esquina?”

A história do Pastel de Belém
Acredita-se que o doce, uma marca registrada e autêntica de Portugal, surgiu no início do século XIX, tendo sido criada pelos monges do Mosteiro dos Jerônimos, localizado em Belém, atual bairro de Lisboa.

1. [ Culinária ] Iguaria de massa de farinha com recheio, doce ou salgada.

Pastel - Nome genérico para a infinidade de pães doces e bolos portugueses. São vendidos nas "pastelarias".

Os pasteis, vendidos por unidade, são um exemplo: carne, queijo e palmito custam R$ 8,00 cada um; camarão e bacalhau, R$ 10,00.