Qual é o melhor óleo para fritar pastel?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Óleo de canola

Assim é considerado uma boa opção para ser utilizado em frituras, pois é rico em ácidos graxos saturados e monoinsaturados e, portanto, bem mais estável quando submetido ao calor.

O primeiro passo para a boa fritura é que o óleo esteja. limpo. “Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles.

Azeite

Azeite: O azeite é encontrado em diversas versões, mas, tem a extravirgem como a melhor de todas. Ele é um dos óleos mais recomendados para frituras, por ter 75% de seu composto de gorduras monoinsaturadas.

O óleo utilizado para fritar os alimentos não deve ser reaproveitado porque sua reutilização aumenta a formação da acroleína, uma substância que aumenta o risco de doenças como irritação do intestino e câncer. Em caso de frituras repetidas, cuidados especiais devem ser tomados para reduzir a produção de acroleína.

azeite

Segundo o estudo, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite, primeiro porque os compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano.

Óleo para fritar( nesta receita é usado o óleo extraído do coco indaiá, mas pode ser usado qualquer óleo vegetal)

É sempre bom lembrar que o consumo excessivo de alimentos fritos pode fazer mal à saúde. Mas, quando for fritar algum alimento não tenha dúvida em usar azeite. Com o embasamento em várias pesquisas científicas, diz-se: “Sim, podemos fritar com azeite de oliva”.

Ferro fundido
A cumbuca e o caldeirão são os melhores tipos de panela para fritar alimentos, pois o formato mais arredondado e espaçoso permite uma melhor qualidade da fritura.

Depois de fritar
Para retirar o alimento da panela, use uma escumadeira e deixe-o escorrendo sobre um escorredor de frituras, que tem formato de grade. Se for usar papel absorvente, troque o papel constantemente, para que ele não fique encharcado e deixe sua fritura gordurosa.

“Considerando o ponto de fumaça e os benefícios que o azeite apresenta com relação à manteiga, ele é a melhor opção para fritar os alimentos, dentro dessa margem de temperatura citada”, diz.

Ingredientes (30 porções)

  1. 1 kg de farinha de trigo (sem fermento)
  2. 1 copo de água filtrada fria.
  3. 1 colher (sopa rasa) de sal.
  4. 2 colheres (sopa) de cachaça ou álcool.
  5. 4 colheres (sopa) de óleo ou banha de porco.
  6. Recheio a gosto (queijo, banana madura, carne moída com batata)

Azeite de Oliva

Especialistas recomendam o uso do óleo de coco, girassol e o Azeite de Oliva que são mais saudáveis. O azeite de oliva é rico em compostos fenólicos que são capazes de combater os radicais livres. Também é rico em ácidos graxos essenciais e pode ajudar no controle do colesterol bom.

Por isso, conheça agora 7 tipos de óleo para fritura e saiba os que são prejudiciais e os que podem ser utilizados sem medo!

  1. Óleo de girassol. ...
  2. Óleo de coco. ...
  3. Banha. ...
  4. Azeite. ...
  5. Óleo de canola. ...
  6. Óleo de palma. ...
  7. Gordura vegetal. ...
  8. Óleo de algodão.

É muito importante deixar a massa de pastel descansando um pouco antes de abri-la para a fritura. E para deixar o pastel bem douradinho, a dica é utilizar banha de porco para a fritura.

Neste caso, consideram que o mesmo óleo pode ser utilizado até quatro ou cinco vezes para fritar, desde que os resíduos tenham sido retirados após cada utilização e não tenha queimado, adquirindo uma cor escura.

“A legislação não indica quando deve haver a troca de óleos e gorduras utilizados em frituras. O ideal é que seja a cada 14 horas de uso ou com intervalos a cada quatro horas, quando o óleo passa a ter um odor muito forte e apresentar coloração bem mais escura”, explica.

Sim poderá, pois a batata se adéqua ao tacho e pode estar submersa ao óleo. Posso fritar um pastel de 30 cm na mesma fritadeira? Não, pois o tamanho do tacho não permite a total imersão do pastel ao óleo.

Óleo de canola

Óleo de canola
Com baixo teor de gorduras saturadas e um ponto de fumaça alto, o óleo de canola possui um ponto de queima que suporta melhor altas temperaturas, que pode ser considerado uma vantagem, especialmente para frituras.

Portanto, o melhor óleo de cozinha para preparar os pratos é o azeite. “Embora perca grande parte das suas propriedades antioxidantes quando aquecido a temperaturas acima de 180°C, ele possui uma maior quantidade de gorduras monoinsaturadas e menos gorduras saturadas comparado aos outros óleos.