Qual é o melhor momento para engravidar?

Perguntado por: rnogueira6 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

O período fértil tem uma duração de 6 dias. O dia da ovulação e os 5 dias anteriores constituem a altura de maior probabilidade de gravidez, o que constitui quase uma semana fértil em cada ciclo menstrual. É possível, no entanto, engravidar fora deste período, mesmo que a data da ovulação não se altere muito.

Melhores Posições Sexuais para Engravidar

  • Cachorrinho.
  • Montanha mágica.
  • Missionária.
  • Barco à vela.

Sendo assim, para descobrir o período fértil, a mulher precisa contar 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação, para depois acrescentar três dias antes e três dias depois dessa data, em caso de ciclos menstruais com intervalos de 28 dias.

É importante lembrar que a partir da ovulação os gametas femininos permanecem viáveis por até 24h nas tubas uterinas, e os espermatozoides sobrevivem até 72h dentro do corpo da mulher. Portanto, a fecundação pode acontecer em até 3-4 dias depois da relação sexual.

Uma vez estimado o período fértil em cada mulher, se recomenda então que o casal mantenha relações sexuais com ejaculação durante esta fase com frequência de 3 vezes por semana, ou dia sim dia não. Ter relação todos os dias neste período não aumenta a possibilidade de obter a gravidez.

Então, basta contar entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação e você terá um momento propício para engravidar. É uma conta simples, mas que pode confundir um pouco, principalmente quando a mulher não tem um fluxo menstrual bem definido ou quando o seu ciclo é bagunçado, o que é bem comum.

Como saber se sou infértil? Cientificamente, a única forma de afirmar que um casal é fértil é se obtiver gravidez espontânea em menos de um ano de tentativas, recordando que 30% do casais inférteis são diagnosticados com infertilidade sem causa aparente se todos os exames são normais.

Se você tiver uma ovulação precoce 5 dias após o final da menstruação, você poderá engravidar até o dia 12, pois já estará ovulando e o esperma sobrevive no seu corpo por até 5 dias após a relação sexual. Por esse motivo, se você tem um ciclo mais curto as chances de engravidar durante a menstruação podem ser maiores.

Quantos centímetros precisa para engravidar? Não é preciso grande penetração para engravidar. Na verdade, pode nem penetrar, mas ejacular próximo à vagina, para possibilitar uma gravidez. Muitos casais ainda fazem uso do método de coito interrompido para evitar uma gravidez.

Tomar chás, ingerir cápsulas de vitaminas, calcular o período fértil na tabelinha, pesquisar as melhores posições sexuais, os dias e horários mais promissores. Esses são alguns dos caminhos tentados por mulheres ou casais que pretendem aumentar as chances de engravidar no Brasil.

Se o coito ocorrer cinco dias antes do dia da ovulação, a fecundação ocorrerá seis dias após o coito. Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

A mulher pode engravidar sempre que tiver relações sexuais perto do período de ovulação. Como não tem um dia exato para calcular a ovulação a partir da menstruação, as mulheres que têm ciclos muito curtos correm o risco de estar em período fértil logo depois de acabar de menstruar.

As relações sexuais ocorridas dentro das 48 horas antes da ovulação são aquelas com maior chance de gerar uma gravidez. Estudos mostram que as chances de engravidar consoante a data da relação sexual são as seguintes: Até cinco dias antes da ovulação: 4%. Até dois dias antes da ovulação: 25 a 28%.

Também é possível destacar, entre os sintomas de gravidez nos primeiros dias após a fecundação:

  • Leves cólicas abdominais;
  • Náuseas, enjoos, vômitos e aversão a cheiros fortes;
  • Alterações no corrimento vaginal;
  • Sensibilidade e aumento dos seios;
  • Cansaço e sonolência;
  • Atraso menstrual;
  • Sangramento vaginal;
  • Dor de cabeça.

Esse período leva em conta os dias que os espermatozoides conseguem sobreviver no organismo feminino após a relação sexual. Dessa forma, casais que querem engravidar são orientados a fazer sexo cerca de dois ou três dias antes e dois ou três dias depois da ovulação, para aumentar a probabilidade de ter um bebê.

Em geral, é recomendado que o teste de gravidez seja feito posteriormente ao primeiro dia de atraso menstrual. Testes mais assertivos, como o de sangue, podem oferecer um resultado após 10 dias da relação com fecundação. Já os de farmácia, tendem a ser menos precisos, por isso são indicados após 15 dias do ato sexual.

Infecções e doenças
Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs),como a clamídia e a gonorreia, podem atrapalhar a produção de espermatozoides e piorar a qualidade do sêmen. Se não tratadas, elas provocam infecções na uretra, próstata e epidídimo que levam à infertilidade.

A partir da data aproximada do período fértil, fica mais fácil observar os sintomas. Aumento de cerca de 0,5° C na temperatura basal. Como os sinais são variáveis, a mulher que deseja saber se está ovulando deve ficar atenta ao aumento da secreção vaginal clara e viscosa, que é o sinal mais comum.

Embora seja quase impossível engravidar fora do período fértil, existe uma chance mínima de isso acontecer. Principalmente se a relação sexual ocorrer antes da ovulação. Depois da ovulação, uma gestação é muito mais difícil, já que o óvulo já foi liberado e já passou das trompas, não podendo ser fecundado.

O ato de tomar água inglesa para limpar o útero é recomendado por alguns médicos, inclusive, no pós-parto. Em alguns casos também é recomendado em casos de aborto, para que o corpo da mulher possa eliminar mais facilmente as toxinas que possam ter permanecido.