Qual é o melhor método de alfabetização?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Ele afirma que o método mais eficaz de alfabetização é o que chamamos fônico. E o pesquisador francês parte do ensino das letras e da correspondência fonética de cada uma delas, como se fazia antigamente.

Os métodos de alfabetização sintéticos – alfabético, fônico e silábico – têm como base a compreensão de que a Língua Portuguesa é fonética e é silábica. Significa dizer que considera a dedução a melhor maneira de dominar a leitura.

Dicas de alfabetização

  • Clube da leitura e contação de histórias. Quem já ouviu aquela famosa frase: “Quem lê bem, escreve bem?”. ...
  • Jogos de caça-palavras e palavras-cruzadas. ...
  • Trava-línguas. ...
  • Jogos de ritmo e rima. ...
  • Explore os sons das palavras. ...
  • Aprendendo com música. ...
  • Embaralhando as palavras.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Mostre quais são as vogais. As vogais são essenciais para qualquer palavra, por isso o próximo passo é apresentá-las para os pequenos. ...
  2. Apresente o alfabeto. ...
  3. Mostre a ordem da leitura. ...
  4. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  5. Dê o exemplo.

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

Você pode começar, por exemplo, contando a ele que as palavras são formadas por partes e cada parte tem um som. Inicialmente, mostre a ele palavras simples de duas sílabas, como: bala, bolo, boca, gato, entre outras. Nesse momento inicial, evite dificultar o processo com palavras contento dígrafos, acentos etc.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

c) Método silábico: A palavra já explica - a pessoa vai ser alfabetizada por meio das sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu”. O professor começa apresentando as mais simples e depois segue para as complexas (como “tra”, “lha”, “nho”). Aos poucos, a criança passa a montar palavras com as famílias silábicas que já aprendeu.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Soares apresenta um esquema em camadas que se sobrepõem. A primeira delas diz respeito a “aprender o sistema de escrita alfabética”, que fornece insumos para o desenvolvimento da camada seguinte, “ler e escrever textos”, habilidade que já é possível na fase de alfabetização.

1º PILAR) SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – para poder se apropriar desse sistema, o aluno precisará aprender como ele funciona. Entretanto, o professor precisa ter sensibilidade para assimilar que a compreensão desse universo se dá em etapas (pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética).

5 dicas para auxiliar na alfabetização da criança

  1. Realize momentos de leitura e de contação de histórias em família. ...
  2. Estimule a leitura, mesmo que seja de imagens. ...
  3. Converse sobre tudo, narre ações, estimule a fala. ...
  4. Trabalhe o reconhecimento e associação da imagem com a escrita. ...
  5. Desenvolva a percepção visual.

Abaixo, confira algumas brincadeiras de aprendizagem do alfabeto que podem ser facilmente confeccionadas.

  • Palavrinhas nos jornais. Este jogo é interessante porque incentiva as crianças a terem mais contato com os textos dos jornais e revistas. ...
  • Jogo da Rima. ...
  • Jogo da Forca.

e 2º ano

  1. Concretize o som das palavras.
  2. Leia as frases, fazendo pausas a cada palavra.
  3. Ensine através de metáforas.
  4. Utilize o texto como ponto de partida para todas as atividades.
  5. Incentive a leitura.
  6. Faça diferentes atividades, sempre tomando os textos como base.

Por favor, tente novamente.

  1. Teatro de fantoches. Uma forma super tradicional de contar histórias, que as crianças sempre adoram, é usar fantoches e bonecos. ...
  2. Histórias em quadrinhos. ...
  3. Criação da trilha sonora. ...
  4. Jogo da memória literário. ...
  5. Criar um novo final. ...
  6. Livros personalizados.

Onde é utilizado o método Paulo Freire? Como o método de alfabetização de Paulo Freire é para adultos, ele ainda é utilizado para o ensino de adultos em algumas escolas que oferecem EJA e programas de alfabetização em cursinhos populares, por exemplo.

Lista: 6 organizações que usam a pedagogia de Paulo Freire

  • Instituto Paulo Freire. Fundado pelo próprio Paulo Freire, em 1991, o Instituto Paulo Freire defende e promove a educação popular, a educação de adultos e a educação cidadã. ...
  • Cenpec. ...
  • Ação Educativa. ...
  • ChildFund Brasil. ...
  • CORE. ...
  • Rede Emancipa.

O método de alfabetização Freiriano consiste em princípios, que para Moacir Gadotti, são três: a politicidade do ato educativo; a investigação tematizada; e a dialética filosófica e antropológica .

METODOLOGIA DAS ATIVIDADES DO MÉTODO FONÉTICO

  • F – J – M – N – V – Z. ...
  • L – S – R – X. ...
  • B – C – P – D – T – G – Q. ...
  • K – W – Y. ...
  • CH – NH – LH – RR – SS – GU – Q. ...
  • C – G – R – S – L – M – X.

Na alfabetização, a letra de fôrma é ensinada primeiro do que a cursiva! É importante entender porque a criança aprende primeiramente a letrinha de fôrma e não a cursiva e não simplesmente ensinar só porque a maioria faz assim e dá certo!

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.