Qual é o melhor macarrão?

Perguntado por: egaspar8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

Quais as melhores marcas de macarrão?

  • #1ª colocação: Adria e Barilla. ...
  • #2ª colocação: Renata e Galo. ...
  • #3ª colocação: Petybon. ...
  • #4ª colocação: Urbano. ...
  • #5ª colocação: Romanha. ...
  • #6ª colocação: Basilar. ...
  • #7ª colocação: Vitarella.

Massa de sêmola

Massa de sêmola é a variedade de macarrão mais vendida do Brasil.

As fibras são importantes porque melhoram o trânsito intestinal e aumentam o bolo alimentar — garantindo mais saciedade. Além disso, elas ajudam a evitar picos de glicemia (açúcar no sangue), fazendo com que a fome demore mais a chegar. A conclusão, então, é que o macarrão integral talvez seja a melhor opção.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa o macarrão não engorda. Estudos científicos comprovam que as massas podem e devem entrar nas refeições diárias de qualquer pessoa. A quantidade ideal de carboidrato (massas, cereais, pães) é de 6 a 11 porções por dia.

Macarrão integral: O destaque da especialista vai para o macarrão integral, a melhor opção para quem busca uma alimentação saudável e sem aumento de peso.

A sêmola ou semolina é a farinha de trigo parcialmente moída e purificada e, além de ser perfeita para a produção de algumas massas, como o macarrão, ela ainda oferece diversos benefícios para a saúde.

Massas longas
Espaguete: essa é a mais popular das massas e dispensa apresentações. Ele pode ser encontrado nos tamanhos 8 e 9, que diferencia a espessura dos fios. Vai bem com quase todos os tipos de molhos e fica uma delícia com molho pesto, carbonara, bolonhesa, ao sugo ou com frutos do mar.

Macarrão da Barilla... O mais caro era 219 dólares. E pensar que o spaghetti deles às vezes está 8 reais.

Entre os nomes mais famosos da indústria italiana de massas, os destaques foram as marcas Voiello com 69/100, Barilla e De Cecco, ambos com 66/100, La Molisana 65/100 e Rummo 64/100.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

De acordo com a nutricionista, o macarrão se torna um alimento calórico somente quando é utilizado em excesso ou com acompanhamentos gordurosos. Se respeitado o porcionamento de 80g de macarrão cru por pessoa e escolher o molho correto, ele pode ser utilizado inclusive em dietas para perda ou controle de peso.

Na hora de escolher um carboidrato para a refeição, é melhor ir de macarrão ou arroz? Ambos são excelentes fontes de energia para o nosso corpo e têm quase os mesmos nutrientes e o mesmo valor calórico.

Tem problema comer massa à noite? Mito. A nutricionista alerta que é preferível deixar o consumo de massas para o almoço, mas não há problema algum em comer macarrão no jantar.

São muitos os benefícios nutricionais do macarrão, que reúne baixas concentrações de sódio, gordura e colesterol. Considerada um alimento com baixos níveis glicêmicos, a massa leva mais tempo do que o pão ou o arroz branco para ser digerido pelo organismo.

Mesmo com alimentação equilibrada, pessoas podem comer arroz todos os dias.

Por exemplo, as massas recheadas costumam ter um valor calórico maior, uma vez que normalmente são recheadas com proteínas ou queijos. Por isso, se o seu objetivo na dieta é o controle de peso, o mais indicado são as massas sem recheio, como penne, fusilli e talharim, com molho de tomate caseiro.

Macarrão integral: cerca de 125-150 calorias.

"Comer um macarrão bem preparado de duas a três vezes por semana não faz mal.