Qual é o melhor lugar para morar em Maricá?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 12 votos

Conheça os melhores bairros de Maricá para se morar

  • Centro. Situado no distrito Sede, o local é referência dessa cidade que parece viver em um eterno clima de férias. ...
  • Inoã Inoã é uma das regiões mais populosas de Maricá, além de ser alvo de investimentos do setor privado. ...
  • Ponta Negra. ...
  • Itaipuaçu.

Morar em Maricá é excelente para quem quer sair dos grandes centros sem abrir mão de conforto e deseja viver próximo à natureza. É um município que une a vida no interior e o clima e as vantagens do litoral. Além do mais fica a apenas 50 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável, fez um registro raríssimo: uma onça-parda (Puma concolor) ou suçuarana caminhando pelo Refúgio de Vida Silvestre Municipal das Serras de Maricá (Revimar).

Maricá também é conhecida por suas praias oceânicas, entre as quais se destacam as de Jaconé, Ponta Negra, Barra de Maricá, do Francês e Itaipuaçu. A topografia peculiar cria um ambiente propício à prática de esportes radicais como voo livre, trekking e mountain bike, entre outros.

Um levantamento feito pelo Sindicato da Habitação (Secovi Rio), a pedido do ErreJota Notícias, em relação ao valor do metro quadrado (m²) na cidade de Maricá, mostrou que o bairro do Jardim Atlântico é a região mais cara da cidade.

Densidade Domiciliar - hab/domic. A média do número de moradores em cada domicílio no município de Maricá é de 2,6. O Bairro com a menor densidade domiciliar é RESTINGA DE MARICÁ , com 1,9 habitantes em cada domicílio, e o de maior densidade é MORADA DAS ÁGUIAS com 3.

A atividade econômica em geral acabou por fixar-se em atividades agropastoris, indústrias de pequeno porte, exploração minerais, construção civil, pesca e turismo.

Lagoa de Guarapina

“Essa lagoa é enorme!” Bem grande, e essa lagoa tem uns pontos legais como a entrada do mar, onde tem o famoso canal de ponta negra, muita gente aproveita um bom banho, é bem largo, e tem uns visuais bem legais!

Igreja da matriz, principal da cidade, Situada na praça central de Maricá.

Há três possíveis explicações para a origem do nome Maricá: a principal é que se trata do nome, em tupi antigo, de uma espécie de planta leguminosa, a maraká. A segunda seria o nome de uma árvore nativa da região e que significa “espinheiro” também na linguagem tupi-guarani.

As Ilhas Maricás é um complexo de cinco ilhas no Oceano Atlântico no bairro de Itaipuaçu, em Maricá.

De modo geral, existem algumas técnicas que podem afastar o felino. Quais são essas técnicas? O uso de buzina de carnaval; colocar colares com sino e que emitem luz vermelha intermitente no rebanho e cerca elétrica para contenção dos animais são algumas delas.

“No Brasil a estimativa mais recente, que é de 2018, é que existam hoje de 86 a 87 mil onças-pintadas espalhadas pelo território, porém na Mata Atlântica esse número cai para em torno de 300 a 350. O registro dessa onça de Valença, no Rio de Janeiro, é portanto, raríssimo e importantíssimo”, explica Azevedo.

Por que a Juma vira onça? A protagonista se transforma no animal quando está com raiva ou se sente em perigo. A transformação em onça-pintada é uma forma dela se defender de situações perigosas ou quando se sente acuada por outras pessoas.

A maior delas é a Lagoa Maricá, cujo espelho d'água tem mais de 18 km². As outras são as lagoas da Barra, Guarapina, Padre e Brava.

Em 1584, José de Anchieta partiu de Cabuçu, com o padre Leitão e numeroso grupo de índios, com destino à lagoa de Maricá, onde efetuou a célebre 'pesca miraculosa'. Ali encontrou sinais da colonização, pois já estavam sendo exploradas várias sesmarias.

A colônia Maricá começou a ser povoada no início do século XVI, por causa da necessidade da Coroa Portuguesa em defender o litoral de ataques dos corsários franceses. Entre 1574 e 1830 as terras são doadas aos colonizadores portugueses, divididas em sesmarias.

Preço Médio do M²
Essa evolução dos preços dos imóveis resulta em um preço por metro quadrado médio atual para casas residenciais em Maricá de R$ 4.203.

Seu território total se estende por uma área de 362,480 km², essas terras são divididas em distritos sendo eles: Inoã, Ponta Negra e Itaipuaçu. Mas tem como vizinhas as cidades Niterói, Itaboraí, São Gonçalo, Saquarema, Rio Bonito e Tanguá.