Qual é o melhor leite para quem tem intolerância à lactose?

Perguntado por: agomes5 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 4 votos

O leite de soja e os vários leites de nozes sem adição de açúcar — como amêndoa, noz, amendoim, caju, avelã ou macadâmia — assim como os leites de cânhamo e linho são mais ricos em gorduras insaturadas saudáveis para o coração e também tendem a ter menos calorias do que o leite de vaca.

Leite” de Soja

“Leite” de Soja
O “leite” de soja é a mais popular entre as alternativas, e ela se destaca por ter vitamina B, antioxidantes, proteínas e poucas gorduras. O “leite” de soja é considerado a opção não láctea mais próxima ao leite de vaca. O sabor é bem encorpado e intenso.

Pessoas intolerantes à lactose podem consumir qualquer alimento que não contenha lactose. Mas, isso não significa a exclusão de produtos lácteos da alimentação! Atualmente é possível encontrar uma oferta variada de produtos zero lactose.

Beba muita água
Vale seguir aquela recomendação bastante conhecida: procure beber dois litros de água por dia. Se você tem intolerância à lactose, tenha uma garrafa com o líquido fresquinho sempre perto de você.

Caso você sinta desconfortos após o consumo de leite e derivados, existe uma alternativa: a suplementação através da enzima lactase. A enzima lactase, como já foi dito, é responsável pela quebra da lactose, facilitando assim a absorção desse açúcar pelo nosso intestino e auxiliando a digestão.

Quem tem intolerância à lactose pode comer ovo? Sim. Apesar de serem enquadrados em um mesmo grupo de alimentos por terem origem animal, eles são compostos por substâncias diferentes. O ovo não possui lactose como os laticínios, ingrediente nocivo aos intolerantes, portanto, está liberado na dieta sem lactose.

  • Optar por bebidas e alimentos que substituem os lácteos.
  • Usar sementes nas preparações (linhaça, gergelim, chia)
  • Investir na aveia como sua principal fonte de carboidrato.
  • Preparar receitas tradicionais substituindo o leite e seus derivados.
  • Consumir raízes cozidas como fonte de carboidrato.

Riscos de não respeitar a intolerância à lactose
De forma geral, essa desobediência pode afetar pele, intestino e até trato respiratório — comenta o Dr André. De acordo com a nutricionista Leticia Ramirez, os primeiros sintomas aparecem de 30 minutos a 2 horas após o consumo da lactose, quando a digestão se inicia.

Estes alimentos apresentam baixo teor de lactose ou são isentos. Por exemplo, o pão Francês é usualmente composto por farinha de trigo, água, fermento biológico e sal. Os biscoitos integrais também, dependendo dos ingredientes, também não costumam apresentar lactose.

Manteiga Ghee, ou clarificada
A Manteiga ghee não tem lactose e é bem segura para nós intolerantes. Eu tenho também alergia tardia à proteína do leite e não tenho reações com a manteiga ghee, mas não é consenso entre os nutricionista que ela é 100% segura.

Leite desnatado

Leite desnatado e semidesnatado
o leite desnatado é uma versão ainda mais saudável com menos de 0,5% de gordura. Com isso, pode ser consumido por pessoas com diabetes, colesterol alto ou ainda por quem quer emagrecer ou seguir uma dieta mais leve.

Leite de soja (Também por ser uma bebida natural de origem vegetal é isento de lactose) Ele pode ser encontrado em soja transgênica ou orgânica. A primeira opção, não se sabe com total precisão quais podem ser as consequências do consumo, por isso, requer uma atenção especial no momento da escolha.

07 Leite de coco - é o mais fácil de ser encontrado e substitui muito bem o leite em receitas de bolo, por exemplo. 08 Chás e sucos de frutas - podem ocupar o lugar do leite nos lanches e cafés da manhã ou nas receitas de tortas e bolo, por exemplo. 09 Água - pode ser usada em várias receitas que levariam leite.

Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

Ela ocorre quando o organismo não produz, ou produz em quantidade insuficiente, uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite. Como consequência, essa substância chega ao intestino grosso inalterada.