Qual é o melhor Instituto Federal do Brasil?

Perguntado por: otrindade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

Com 24 cursos avaliados, o IFSC atingiu o conceito 4 e obteve a melhor classificação entre os institutos federais do País, considerando o IGC contínuo de 3,349. Ao todo, os resultados foram calculados para 2.012 instituições (públicas e privadas), considerando os 23.585 cursos avaliados no triênio 2018, 2019 e 2021.

Uma universidade federal atua apenas com cursos superiores, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação. Já os institutos federais atuam na formação básica, técnica e tecnológica, oferecendo cursos de qualificação profissional, técnicos.

R

  • Instituto Federal do Rio Grande do Norte.
  • Instituto Federal do Rio Grande do Sul.
  • Instituto Federal do Rio de Janeiro.
  • Instituto Federal de Rondônia.
  • Instituto Federal de Roraima.

O IFS - Assessoria de Relações Internacionais (ASSRI)
O IFS faz parte da Rede Federal de ensino público profissional e técnico, composta por 48 Institutos Federais, 2 CEFETs e o Colégio Pedro II, que estão presentes em todos os estados da federação brasileira.

Em geral, os institutos federais contam com três diferentes tipos de estudantes. Existem aqueles que são alunos de cursos do nível superior, os de nível técnico e os estudantes do nível médio juntamente com curso técnico.

O curso mais concorrido é o técnico em Informática (matutino) oferecido em Campo Grande, com 10,02 candidatos por vaga, e em Corumbá, com concorrência de 7,47. O novo curso técnico em Administração ofertado na Capital vem em seguida, com taxa de 6,40 candidatos por vaga.

Escola Agrotécnica Federal de Catu

Escola Agrotécnica Federal de Catu
O Campus Catu era uma Escola Agrotécnica Federal (EAF) atualmente é o maior campus de INSTITUTOS FEDERAIS do Brasil em área territorial, criada em 1895, através da Lei nº 75, que originou a Fazenda Modelo de Criação.

Confira a lista dos cinco cursos com as menores notas de corte do IFRN:

  • QUÍMICA (*) – 424,24 pontos;
  • FÍSICA (*) – 460,74 pontos;
  • MATEMÁTICA (*) – 463,52 pontos;
  • GESTÃO DE TURISMO (Campus Canguaretama) – 488,36 pontos e;
  • ALIMENTOS (Campus Currais Novos) – 490,96 pontos.

Os Institutos, além de oferecerem ensino público, gratuito, democrático e de excelência, também atuam no fortalecimento do processo de inserção cidadã de milhões de jovens, seja por meio dos seus cursos superiores de bacharelado, licenciatura e tecnologia, seja pelos cursos técnicos e de pós-graduação.

A resposta é não. Uma lei federal proíbe que uma mesma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas de graduações em universidades públicas do País, mesmo que seja em cursos diferentes ou na mesma instituição.

As inscrições devem ser realizadas até 16 de setembro, pela internet, através de preenchimento de formulário e envio de documentação. As instruções completas sobre como se inscrever estão disponíveis no Edital nº 256/2022, que rege a seleção e é de leitura obrigatória aos candidatos(as).

IFSP

O IFSP foi criado originalmente como a Escola de Aprendizes e Artífices de São Paulo, por meio do Decreto-lei nº 7.566, assinado pelo presidente Nilo Peçanha em 23 de setembro de 1909.

domingo, 04 de dezembro de 2022

Confira os locais e orientações para a prova do Processo Seletivo de Estudantes 2023/1. As provas ocorrem no domingo, 04 de dezembro de 2022.

O Curso Preparatório Protec PRÓ-IFF está recebendo inscrições de alunos do 9º ano de escolas públicas e particulares que desejam se preparar para o Processo Seletivo dos cursos técnicos do Instituto Federal Fluminense (IFF). As aulas começam em 9 de março.

Dos 35.558 estudantes espalhados pelos 21 campis do IFRN, 11.894 estão matriculados nos cursos de ensino integrado, o equivalente a 33% do corpo discente. O modelo de curso integrado une educação básica e o ensino técnico profissionalizante.

"Ótima qualidade de ensino, professores muito capacitados e ótima estrutura." Ensino de qualidade, te preparam para o mercado de trabalho, incentivam o aluno de varias formas e os professores são capacitados.

Assim como nas melhores universidade, o IF investe em projetos de extensão acadêmica. Em resumo, são atividades que enriquecem o currículo dos alunos e que ajudam toda a comunidade. Portanto, além do aprendizado útil para o mercado de trabalho e vestibulares, estudar no IFSP também traz muito crescimento pessoal.