Qual é o melhor Instagram ou Facebook?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.2 / 5 19 votos

O Facebook é mais indicado para quem possui um público maduro, bem segmentado e envolvido nas comunidades internas da rede social. Já o Instagram é recomendado para as empresas com clientes mais jovens e engajados. Então, para saber qual deles escolher, o melhor a se fazer é entender a intenção da sua estratégia.

Redes sociais: como escolher e fazer uma gestão profissional
Mas, principalmente, considere as características de conteúdo (os formatos suportados). Por exemplo, enquanto o Instagram deve ter um conteúdo focado na imagem, o Facebook abre muito mais espaço para textos mais longos e trabalhados.

Se você é amante de fotografia casual, ou cria vídeos divertidos e interessantes, saiba que a rede social pode ser interessante para divulgar seus conteúdos. No entanto, para acessar o Instagram, é necessário criar uma conta ou vinculá-la com o seu perfil do Facebook.

O WhatsApp (80%), o Instagram (62%) e o TikTok (58%) são as redes sociais mais utilizadas pelos jovens de 9 a 17 anos. O TikTok já superou Instagram e Facebook na faixa até 14 anos; já entre adolescentes dos 15 aos 17 anos, o Instagram ainda fica bem à frente do TikTok (52%, ante 21%).

Apesar da liderança, em 2022 o Facebook registrou a primeira queda na quantidade de usuários diários. No relatório referente ao último trimestre de 2021, a plataforma divulgou ter 1,929 bilhão de usuários ativos diariamente, cerca de 10 milhões a menos que o relatório anterior.

84% das pessoas entre 25 a 30 anos usam o Facebook. 79% das pessoas entre 30 a 49 anos usam o Facebook. 68% das pessoas entre 50 a 64 anos usam o Facebook. 46% das pessoas acima de 65 anos usam o Facebook.

Além de ter um um alcance de público enorme, o Facebook possibilita uma comunicação mais próxima do usuário, por meio de comentários, curtidas e até mesmo compartilhamentos. Isso pode tornar a experiência do usuário mais descontraída e dá a chance de aproximar o público-alvo da sua marca com mais facilidade.

Hoje em dia, o Instagram serve para criar conteúdo, compartilhar fotos, vídeos e momentos, gerar engajamento e fazer conexões entre usuários, empresas e grupos de seu interesse.

De acordo com a pesquisa da RD Station com profissionais de marketing, o Instagram é a melhor rede social para gerar novos negócios e vista como mais relevante para 92,5% deles.

Twitter

Twitter: O Twitter hoje é considerado uma das plataformas de mídias sociais mais seguras do mundo. Com mais de 321 milhões de usuários ativos ao redor do mundo, a empresa não economiza em ações que priorizem a privacidade e segurança dos seus usuários.

O Instagram é a rede social mais usada no Brasil, conforme divulgou a Comscore, empresa de análise de mídia. A plataforma da Meta teve uma média de 14,44 horas mensais de uso pelo público brasileiro. Na segunda colocação está o YouTube, com 12,22 horas mensais.

WhatsApp. O WhatsApp foi a rede social mais utilizada no Brasil em 2022. A última pesquisa do tema foi realizada pela We Are Social e Hootsuite, atualizada em julho de 2022, e contabilizou cerca de 165 milhões de usuários do zap.

Antes de encerrar a integração com o perfil do Facebook, o Instagram chega a alertar que “se você desvincular, será mais difícil recuperar o acesso à sua conta do Instagram caso precise”. Ainda que o processo seja concluído, as contas permanecem interligadas para o Facebook.

Após unificar as suas contas, é possível entrar no Facebook pelo Instagram. Dessa forma, ao esquecer seu acesso ao Facebook, ainda há uma maneira de acessar a conta usando as suas credenciais da outra rede, sem passar pelas etapas de recuperação.

O tópico de pesquisa online mais popular para crianças no mundo é “vídeo”, com uma participação de 17,25% nas buscas (isso inclui consultas relacionadas a conteúdo, serviços de streaming como Netflix, YouTube e youtubers, blogs, séries e filmes). Vídeo (17,25%); Tradutor Online (13,58%);

Qual é a rede social mais popular do mundo? O Facebook – da Meta – é a rede social mais popular do mundo, com nada menos que 2,9 bilhões de usuários ativos mensais. De fato, o número combinado de usuários de produtos Meta (Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp) no primeiro trimestre de 2022 foi de 3,64 bilhões.

O uso do Instagram por crianças e adolescentes já contabiliza 62%, em relação à 45% em 2018, já o TikTok registrou 58% dos usuários da mesma faixa etária.

A rede social BeReal foi lançada na França em 2020 por Alexis Barreyat e Kévin Perreau, no entanto, a maioria dos downloads ocorreram em 2022. “BeReal é vida, vida real, e esta vida é sem filtros”. A grande premissa da “nova” rede social é que os usuários compartilhem momentos reais.

De acordo com Zuckerberg, a queda no número de usuários ativos diários do Facebook se deve principalmente à saída do público mais jovem da plataforma. Segundo o executivo, muitos jovens deixaram a rede social e migraram para rivais, principalmente o TikTok.

Público do Instagram – a preferência dos mais jovens
Na pesquisa de 2021, o Instagram ainda perdia para o Facebook como rede mais usada pelos usuários brasileiros. Já em 2022, o Instagram passou a ser a rede social mais utilizada pelos brasileiros, com uma grande vantagem de 19 pontos percentuais.

De acordo com o relatório Digital 2021, o Facebook foi a terceira rede social mais acessada no início de 2022 pelos brasileiros. Além disso, a plataforma segue sendo a mais utilizada em todo o mundo, com mais de 2,9 bilhões de contas ativas. Dessas, 116 milhões são brasileiras.