Qual e o melhor imunossupressor?

Perguntado por: nrezende . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.1 / 5 4 votos

Os imunossupressores mais conhecidos e usados são a Azatioprina (Imuran), a 6-Mercaptopurina (Purinethol), o Metotrexate (Metotrexate) e a Ciclosporina (Sandimmun). A Azatioprina e a 6-Mercaptopurina são os mais utilizados em todo o mundo.

Imunossupressores levam ao aumento do risco de desenvolvimento de tumores. É uma droga altamente mutagênica e causadora de toxicidade hematológica4. Pode causar a diminuição da absorção da Ciclosporina e de anticoagulantes4.

Para evitar a rejeição é necessário usar a medicação imunossupressora por toda a vida.

O sistema imunológico é responsável pela proteção do corpo, criando mecanismos de defesa para agentes estranhos, como vírus e bactérias. No caso de indivíduos imunossuprimidos, a proteção fica deficiente. A transmissão do vírus da varíola dos macacos coloca em risco esses grupos considerados mais vulneráveis.

Corticosteroides, como a prednisona, são os medicamentos mais eficazes para reduzir drasticamente a inflamação e os sintomas da artrite reumatoide em qualquer parte do corpo.

Dessa maneira, pacientes imunossuprimidos são aqueles que possuem a “imunidade baixa”, alguns idosos e também portadores de doenças como: lúpus, Doença de Crohn, artrite reumatoide, síndrome de Sjögren, esclerose sistêmica, entre outras.

Indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; Pessoas com HIV e CD4 <350 células/mm3; Pessoas com doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticóide e/ou ciclofosfamida; Pessoas com lúpus.

*Eles apresentam também uma ação anti- inflamatória e imunossupressora, ou seja, eles diminuem a capacidade de defesa do organismo, impedindo uma resposta exa- gerada do organismo contra agentes a- gressores. Corticoides podem ser uti- lizados como medi- camentos? SIM!

Uma das indicações de uso da prednisona é para o tratamento de distúrbios alérgicos como a rinite alérgica sazonal ou perene. A substância ativa do medicamento tem um potente efeito anti-inflamatório, antirreumático e antialérgico, sendo eficaz no tratamento de doenças que respondem a corticosteroides.

Já Feltrin pontua que o consumo de álcool apresenta um efeito imunossupressor, ou seja, quando consumido em excesso reduz a atividade ou eficiência do sistema imunológico (responsável por gerar defesas contra vírus e infecções). Nesse sentido, o consumo de bebidas alcoólicas poderia piorar as reações à vacina.

Já o imunossupressor atua diretamente no sistema imune do paciente, diminuindo a imunidade de forma geral e impedindo assim que o processo inflamatório aconteça. São medicamentos como Azatioprina, Mercaptopurina e Metotrexato que auxiliam no controle da inflamação.

A escolha do imunossupressor vai depender do acometimento de cada paciente e para comprometimentos mais graves, pode-se utilizar a ciclofosfamida.

Deve ser salientado que o metotrexato não pode ser tomado diariamente2-4 e que não podem ser tomadas doses adicionais para alívio dos sintomas,3 uma vez que a melhoria é gradual e pode tardar várias semanas.

A azatioprina é um medicamento útil em pacientes com condições dermatológicas complexas e/ou resistentes aos tratamentos convencionais. Foi aprovada para doenças como lúpus, dermatomiosite e pênfigo vulgar. É fundamental que o dermatologista oriente adequadamente o paciente quanto a efeitos adversos.

Hidroxicloroquina é indicado para o tratamento de: Afecções reumáticas e dermatológicas; Artrite reumatoide; Artrite reumatoide juvenil; Lúpus eritematoso sistêmico; Lúpus eritematoso discoide; Condições dermatológicas provocadas ou agravadas pela luz solar.

O transplante de fígado era e ainda é o ato médico de maior complexidade na medicina. De lá para cá, tudo mudou tanto a ponto de ser difícil encontrar similaridade tecnológica e clínica entre os transplantes feitos hoje e os de duas décadas atrás.

O benefício para quem tem doença autoimune é um direito previsto no art. 151 da Lei 8.213/91, o qual também pode ser chamado de Plano de Benefícios da Previdência Social. E, conforme aborda a lei, a saúde é um direito de todos, além do fato de ser um dever do Estado.

Em um nível mais crítico, a baixa imunidade pode ocasionar ainda:

  • cansaço excessivo;
  • febre e calafrios frequentes;
  • náuseas, vômitos e diarreia (que pode evoluir para uma desidratação);
  • herpes labial, estomatite e amigdalite na boca;
  • herpes na região genital;
  • perda ou ganho de peso.