Qual é o melhor hormônio feminino?

Perguntado por: apinheiro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 13 votos

Progesterona

Progesterona. Responsável por regular os ciclos menstruais, a progesterona prepara o útero para receber o óvulo fertilizado. Desse modo, os níveis desse hormônio aumentam após a ovulação.

O estrogênio

O estrogênio é considerado o principal hormônio feminino. Ele é produzido pelos ovários, a partir da primeira menstruação, e seus níveis se reduzem, drasticamente, ao chegar na menopausa.

o estrogênio

Principal hormônio feminino, o estrogênio é responsável por promover o desenvolvimento das características sexuais da mulher, assim como promover o crescimento uterino. O aumento de músculos, mamas, coxas e glândulas é provocado pelo estrogênio por meio da distribuição de gordura.

Porém, o uso prolongado do estrogênio junto à progesterona pode aumentar as chances de desenvolvimento de câncer de mama, AVC e infarto em pacientes com histórico familiar, e também se usados após a janela de oportunidade, ou seja, dez anos após a menopausa, ou após os 60 anos.

Com isso, a mulher pode sentir dor no abdômen, ter a sensação de estômago cheio, enjoos, eructação e até vômitos. Esse é mais um sintoma de problemas hormonais que afetam diretamente a qualidade de vida da mulher. Cansaço intenso também é um sintoma associado ao desequilíbrio hormonal na mulher.

Assim, nos últimos anos, vem crescendo a utilização dos fitoestrógenos, em especial a isoflavona, abundante na soja. Desta forma, uma alternativa para fazer a reposição hormonal de forma natural na menopausa é consumir regularmente alimentos como soja, sementes de linhaça e o inhame.

Reposição hormonal: como saber se você precisa fazer?

  1. - ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  2. - ondas de calor e sudorese;
  3. - insônia e irritabilidade;
  4. - dificuldades de atenção e memória.

são hormônios importantes para o desenvolvimento sexual e reprodutivo, principalmente em mulheres. O termo “estrogênio” refere-se a todos os hormônios quimicamente semelhantes nesse grupo, que são estrona, estradiol (principal em mulheres em idade reprodutiva) e estriol.

testosterona

Tanto homens como mulheres produzem testosterona, mas nelas os níveis do hormônio são bem mais baixos. No entanto, muitas vezes, ele é usado para aumentar a massa muscular, principalmente para quem deseja a hipertrofia (aumento de tamanho ou volume de um órgão ou músculo por conta de atividades celulares).

O estrogênio sintético que contém contraceptivos pode causar efeitos colaterais positivos e negativos, incluindo: sensibilidade mamária, inchaço, náusea, alterações da acne, alterações no padrão de sangramento, alterações nos níveis de colesterol e alterações no risco de algumas doenças e cânceres.

Início do processo de hormonioterapia. A pessoa que deseja dar início à terapia hormonal pode buscar atendimento na atenção primária, normalmente em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima de sua residência. “Caso não seja possível seguir na UBS, a unidade irá encaminhar para um centro especializado.

A resposta é “depende”. Depende da situação, depende que tipo de hormônio. Alguns gostam (até demais) de usar hormônios, outros precisam e têm medo.

Não deve fazer o tratamento quem tem algum histórico de câncer de mama ou de endométrio, de trombose venosa profunda, de acidentes vasculares cerebrais, de doenças hepáticas severas, assim como pressão alta sem controle ou sangramentos vaginais sem causa aparente, pois isso aumenta o risco de efeitos adversos graves.

Náuseas, hepatite, insônia, depressão, cistite, galactorreia (lactação excessiva ou inadequada), dor nas mamas, acne, aumento ou diminuição dos pelos corporais, cloasma (manchas escuras na face), dor nas costas, dor torácica, alterações visuais, dor nas pernas, e tromboflebite.

Entre os principais sintomas de falta de hormônios estão:

  • Dificuldade para dormir;
  • Facilidade para acordar no meio da noite;
  • Dificuldade para acordar de manhã sem o auxílio do despertador;
  • Diminuição da massa magra;
  • Mais flacidez na pele;
  • Ganho de gordura;
  • Menos energia para as atividades cotidianas.

O exame de sangue é o que possibilita a análise das taxas hormonais. Com ele, há o estudo dos níveis do hormônio responsável pelo desenvolvimento do óvulo. A medida é baseada no FSH, hormônio folículo estimulante, no LH, hormônio luteinizante e no estradiol, principal hormônio sexual feminino.

Entre os benefícios da reposição hormonal temos não só a melhora das ondas de calor, mas também fortalecimento dos ossos, pele, cabelos, melhora da libido, disposição, distribuição de gordura, apetite, risco de doença cardiovascular, memória, entre outros.

Gergelim; Sementes de girassol; Amêndoa; Castanha-de-caju.