Qual é o melhor horário para tomar sol?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

entre 10h e 15h

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

Sendo assim, tomar sol todos os dias é fundamental para manter os níveis adequados de vitamina D no organismo. Por meio dos raios solares, o corpo recebe energia ultravioleta B (UVB) e a pele utiliza-os para produzir a vitamina.

Profissionais da área da saúde indicam que o melhor horário para tomar sol é entre 10h e 15h. Apesar de o horário variar um pouco entre um especialista e outro, é fato que, para a pele absorver a quantidade ideal da vitamina D, o sol deve estar a pino.

Para produzir vitamina D, o ideal é tomar sol sem filtro solar com o máximo de partes do corpo expostas por pelo menos 20 minutos ao dia. O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas.

Não existe uma parte do corpo que absorve melhor a vitamina D. Este processo ocorre da mesma forma em todas as partes do corpo. A quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

Os médicos afirmam que o períneo é uma região sensível e mais fina, que geralmente não fica exposta aos raios solares, o que facilitaria queimaduras na região. Eles explicam que geralmente, além de dolorosas, são difíceis de cicatrizar. Por fim, os profissionais alertam para um risco maior de câncer de pele.

Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.

Evite se expor ao sol nos horários próximos ao meio-dia. O horário entre 10 e 16 horas tem grande incidência de raios ultra-violeta B, principais responsáveis pelo surgimento do câncer da pele.

Benefícios do sol para o cabelo
Novamente, a vitamina D tem um papel importantíssimo para nós. É ela que ajuda no crescimento dos fios e na manutenção da saúde capilar. Por meio dos raios solares diretamente nas madeixas, a produção do nutriente será ainda melhor na região.

A exposição ao sol moderada e nos horários corretos, ajuda a regular o sistema imune, dificultando o aparecimento de infecção, como gripes, por exemplo, mas também ajuda a combater as doenças da pele relacionadas à imunidade, como psoríase, vitiligo ou dermatite atópica.

Os dermatologistas recomendam evitar o sol diretamente no rosto, devido à incidência de manchas, como melasma e manchas senis e também pela prevalência de “câncer de pele”. Em qualquer idade o sol diretamente no rosto é prejudicial.

De forma geral, a recomendação para adultos saudáveis de pele branca é de 15 a 20 minutos de banho de sol, três vezes por semana. Esse tempo aumenta à medida que a pele escurece, com recomendações de 30 a 40 minutos para quem tem pele morena e até 1 hora para quem tem pele negra.

A dermatologista Hellisse Bastos, em entrevista à Agência Brasil, dá uma dica para tomar sol de forma leve. “O ideal é ficar com a palma da mão virada para o sol em torno de 5 a 10 minutos no máximo. Sentiu que a palma da mão está quente, a gente já está sintetizando vitamina D”, explica a especialista.

30 dias

A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

A falta de sol pode acarretar problemas ao nosso organismo, isso porque o banho de sol está diretamente associado à produção da vitamina D pela pele, essencial para controlar a saúde dos nossos ossos, regular o sistema imunológico, entre outras funções essenciais.