Qual é o melhor horário para tomar o ômega 3?

Perguntado por: alancastre . Última atualização: 15 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Qual o melhor horário para tomar o ômega 3? Não há nenhuma evidência científica sobre o melhor horário para consumir ômega 3. No entanto, os médicos recomendam tomar as cápsulas junto das refeições principais, já que, assim, o refluxo ou gosto de peixe – que pode ser sentido por algumas pessoas – são evitados.

Tomar ômega 3 em jejum faz mal? Não. Ao ingerir o suplemento nesse horário, não ocorre nenhum problema de absorção ou diminuição do seu efeito.

A recomendação de quantas cápsulas de ômega 3 tomar ao dia para pessoas saudáveis é o suficiente para alcançar 1200 mg. Bons suplementos oferecem essa dosagem em até 2 cápsulas. Essa recomendação é baseada nas diretrizes da Sociedade Brasileira de Cardiologia para o consumo de gorduras.

O tempo de resposta do ômega 3 varia de acordo com cada um. O estado de saúde individual, a dose consumida e o tipo de óleo de peixe também influenciam nesse processo. De maneira geral, são necessários três meses para que o ômega 3 atinja níveis ideais para fazer com que o nosso corpo sinta os efeitos.

Vale destacar que é recomendado ingerir menos ômega-6 e mais ômega-3, já que o primeiro atrapalha a absorção do ômega-3. Também é importante não exagerar no consumo desses nutrientes, pois, em excesso no organismo, eles aumentam o risco de retenção de líquidos, pressão alta e outras doenças.

Existe um horário para tomar ômega 3? Apesar de não haver nenhuma evidência científica, profissionais recomendam que o consumo seja realizado junto das principais refeições, como almoço, jantar e café da manhã.

Afinal, ômega 3 e vitamina D pode tomar junto? A resposta para a grande questão é sim. O consumo de ômega 3 junto com a vitamina D não prejudica a absorção nem o metabolismo um do outro no nosso corpo, ou seja, não há problema nenhum em tomar os dois de forma combinada.

É importante consumir o produto intercalado com alguma refeição (almoço ou janta) e quatro horas antes ou depois de um exercício físico. Cada organismo tem uma demanda, ou seja, a quantidade que será ingerida vai variar de pessoa para pessoa.

Na verdade, os efeitos colaterais do ômega 3 estão mais associados ao consumo em excesso da suplementação e podem incluir dor de cabeça, azia, dor abdominal, diarreia, enjoo, náuseas e, em casos extremos, arrotos, mau hálito e sangramentos nasais.

120 dias

De forma geral, são necessários aproximadamente 120 dias de consumo de ômega 3 para que o corpo atinja os níveis ideais e você sinta os efeitos do nutriente no organismo.

Lista com os melhores Ômega 3 de 2023

  • Vitafor. ÔmegaFor Plus.
  • Nutrends. Ômega 3 TG.
  • Essential Nutrition. Super Ômega 3 TG.
  • Nutrify. Ômega 3 TG.
  • Catarinense Pharma. Ômega 3.

QUAIS OS BENEFÍCIOS? Os ácidos graxos ômega 3 encontrados no óleo de peixe são responsáveis pela diminuição dos fatores de risco para doenças cardíacas, decorrentes do alto colesterol LDL e pressão arterial elevada.

Já as lipossolúveis como A, D, E e K, que precisam de gordura para serem melhor absorvidas, devem ser consumidas não no café da manhã (a menos que você ame ovo e manteiga), mas sim no almoço, refeição mais substancial do dia.

Ácido Eicosapentaenóico (EPA): atua na produção de substâncias anti-inflamatórias que auxiliam na saúde do coração e da circulação sanguínea. Ácido Docosahexaenoico (DHA): com ação antioxidante, é considerado o ácido graxo mais benéfico para a saúde do cérebro, envolvido em diversos processos cognitivos.

Como já mencionado, o excesso de ômega 3 no organismo pode levar à ocorrência de episódios hemorrágicos em determinados indivíduos. Isto ocorre devido às propriedades anticoagulantes do ômega 3.

Uma das maneiras de verificar na prática se o ômega 3 é verdadeiro é abrindo 2 a 3 cápsulas e despejando o produto dentro de uma xícara. Coloque no congelador por 5 horas e verifique se o líquido congelou. Se isso aconteceu, o ômega 3 não é de boa qualidade, pois ele não deve congelar.