Qual é o melhor horário para tomar bupropiona?

Perguntado por: doliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 4 votos

A dose usual recomendada para a maioria dos adultos é de um comprimido de 150 mg pela manhã. Seu médico pode aumentar sua dose para 300 mg pela manhã, caso sua depressão não melhore após várias semanas.

a) Nas formas de liberação prolongada (Wellbutrin XL ou Zetron XL), o comprimido de 300 mg pode ser tomado em dose única pela manhã.

O efeito do tratamento, como para a maioria dos outros antidepressivos, não é imediato. A bupropiona demora cerca de 2 semanas a 1 mês para ter efeito pleno.

Algumas pessoas relataram sintomas como mudanças de comportamento, hostilidade, agitação, depressão e pensamentos suicidas ao tomar bupropiona para parar de fumar. Esses sintomas também ocorreram em pessoas sem histórico de doença mental e pioraram em pessoas que já tiveram doença mental.

Algumas interações conhecidas da bupropiona são com as seguintes medicações:

  • Citalopram.
  • Doxorrubicina.
  • Lorcaserina.
  • Metoprolol.
  • Tamoxifeno.
  • Antidepressivos tricíclicos (classe de medicações que incluem, por exemplo, a amitriptilina).
  • Vortioxetina.

Os pesquisadores concluíram que: "Uma combinação de liberação contínua de naltrexona mais bupropiona pode ser uma opção terapêutica útil para o tratamento da obesidade."

Uso oral – Doses
doses em termos de cloridrato de Bupropiona. tomar o medicamento com alimento, para evitar irritação gas- trintestinal.

O objetivo é chegar na dose de 180mg de Bupropiona + 16mg de Naltrexona, tomados duas vezes ao dia. Em minha prática clínica, observo uma ótima resposta dos pacientes com doses menores, como 75 + 7,5; aumentando gradualmente para duas tomadas ao dia.

Sim, a bupropiona além de ser um dos antidepressivos mais antigos, tem farmacocinética bastante segura é usado como primeira escolha em quadros de ansiedade generalizada, dependência de substância e dependências comportamentais.

A dose inicial é de 150 mg, administrados uma vez ao dia durante três dias consecutivos. Na sequência, deve ser aumentada para 150 mg duas vezes ao dia. Deve-se respeitar um intervalo mínimo de 8 horas entre doses sucessivas.

"Se você está tomando um IMAO, não deve beber álcool." Outro antidepressivo comumente prescrito chamado bupropiona pode aumentar potencialmente o risco de convulsões quando combinado com muito álcool.

A dose usual recomendada para a maioria dos adultos é de um comprimido de 150 mg pela manhã. Seu médico pode aumentar sua dose para 300 mg pela manhã, caso sua depressão não melhore após várias semanas. Não tome mais que uma dose por dia.

Cada um faz parte de uma categoria distinta, como resume a especialista: “A bupropiona pertence ao grupo dos Inibidores da Recaptação de Noradrenalina- Dopamina (IRND). Já a fluoxetina [Prozac] integra o grupo dos Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRS). Agem sobre neurotransmissores diferentes.”

O cloridrato de bupropiona demora cerca de uma semana para começar a fazer efeito, já que é o período necessário para que a bupropiona atinja os níveis necessários no organismo.

Inibidores seletivos
Substâncias dessa classe: escitalopram, paroxetina, sertralina, fluoxetina, venlafaxina e outros.

A Fluoxetina é um medicamento para controle da ansiedade, mas também é amplamente utilizada para emagrecer. Sua ação baseia-se em controlar a compulsão alimentar e promover a perda de peso.

Cloridrato de Naltrexona + Cloridrato de Bupropiona deve ser tomado por via oral pela manhã e à noite.

Outros remédios que podem ajudar na perda de peso

  • Antidepressivos: Sertralina e Fluoxetina (leia: Antidepressivos: escitalopram, fluoxetina, sertralina).
  • Antiepiléticos: Zonisamida.
  • Antidiabéticos: Metformina, Pranlintida, Exenatida.
  • Hormônio tireoidiano: Levotiroxina.

Os principais efeitos colaterais, secundários ao uso de bupropiona são: insônia, cefaleia, sensação de boca seca (xerostomia), náuseas, vômitos, constipação, dor abdominal, anorexia, reações de hipersensibilidade, como urticária, rash cutâneo, prurido

O cloridrato de bupropiona é indicado no tratamento de doenças depressivas ou na prevenção de recaídas e recorrências de episódios depressivos após resposta inicial satisfatória.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.