Qual é o melhor horário para se tomar o medicamento tansulosina?

Perguntado por: lfogaca5 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

Você deve tomar uma cápsula (0,4mg) ao dia, após o café da manhã. A cápsula deve ser ingerida inteira, por via oral, sem partir ou mastigar, com um pouco de líquido.

A dose diária recomendada de cloridrato de tansulosina é de 0,4 mg (uma cápsula de liberação prolongada). A cápsula de liberação prolongada deve ser ingerida inteira, por via oral, sem abrir ou mastigar, pois isto pode interferir na liberação prolongada do princípio ativo.

Cloridrato de Tansulosina melhora os sintomas urinários obstrutivos e aumenta o fluxo urinário máximo, pois diminui a obstrução ao fluxo urinário através do relaxamento da musculatura lisa na próstata e na uretra.

Normalmente podemos apresentar dores nas costas e no abdome, do tipo cólica (dores fortes que pioram de uma vez e melhoram gradativamente, indo e voltanto), vômitos, sintomas urinários como ardência ao fazer xixi, desconforto ao fazer xixi, etc... Esses são alguns dos sintomas que podem sugerir isso.

Pacientes receberam tansulosina (0,4 mg/dia) ou placebo por 3, 4 ou 6 semanas. Aproximadamente em 85% dos casos as pedras foram eliminadas com tansulosina vs. 66% dos pacientes utilizando placebo, uma significante diferença de risco de 17%.

É necessário o uso de 2-4 semanas da medicação para que se comece a avaliar resultados. Vale lembrar que, no caso de estar tomando devido a hiperplasia prostática, seu uso é prolongado. Acompanhe regularmente com seu urologista!

Reações adversas e interações: Durante o uso do cloridrato de tansulosina podem ocorrer tontura, ejaculação anormal e, menos frequentemente, dor de cabeça, fraqueza, tontura ao se levantar, palpitações e rinite.

Boa tarde, o uso moderado de bebida alcoólica não tem interferência no resultado do tratamento com a tansulosina ou interação com a medicação.

Dieta balanceada, ingestão abundante de água e pouco sal na alimentação são as medidas mais eficientes para evitar as pedras. Uma vez formadas, podem ser destruídas por métodos não invasivos, como medicações que dissolvem as pedras de ácido úrico (o alopurinol) ou através da litotripsia externa.

Se não apresentar nenhuma complicação dos cálculos, pode-se esperar entre3-4 semanas para eliminá-los espontaneamente. Através da posição e tamanho conseguimos avaliar as chances de eliminação. Converse com seu médico urologista.

O tratamento de cálculos vesicais é feito por meio de cirurgia convencional, com incisão na bexiga para a retirada dos cálculos, ou por máquinas que quebram os cálculos em pedras menores, mediante ondas de choque extra-corpóreas (LECO). O procedimento não deixa complicações ou lesão em outros órgãos do paciente.

  1. Indicação. O cloridrato de tansulosina é indicado para o tratamento dos sintomas da hiperplasia prostática benigna (HPB aumento benigno da próstata que pode causar dificuldade para urinar).
  2. Posologia. Você deve tomar uma cápsula (0,4mg) ao dia, após o café da manhã. ...
  3. Quando não devo usar este medicamento.

Tansulosina é indicada para ajudar na eliminação de cálculos no ureter, principalmente distal. Não tem benefício no tratamento de cálculos renais.

Você não deve usar cloridrato de tansulosina se tiver alergia a qualquer componente da fórmula; histórico de queda da pressão ao levantar-se; se estiver em tratamento com algum medicamento que interfira bastante no funcionamento do fígado, como por exemplo, o cetoconazol.

Os alimentos que não se pode comer são sal, embutidos como salsicha, linguiça, paio, escarola, espinafre, beterraba, salsinha, almeirão, quiabo, ruibarbo, batata doce. Outros que também devem ser evitados são: amendoim, nozes, pimenta, marmelada, farelo de trigo, carambola, chá preto ou chá mate.

Durma virado para o lado em que as pedras nos rins estão.
Não há consenso quanto à relação entre a posição de dormir e a eliminação de pedras nos rins, mas pode ser que o lado do corpo afetado consiga filtrar melhor a urina.

O que é bom para expelir pedras nos rins? As frutas cítricas combatem o cálculo renal. Por isso, os sucos para eliminar pedra nos rins preparados com abacaxi, limão, laranja, tangerina, kiwi, acerola, romã, caju, ameixa e jabuticaba são recomendados para prevenir e tratar o problema.

O alopurinol é principal remédio que pode ser indicado pelo médico para ajudar a dissolver as pedras nos rins formadas por ácido úrico, ajudando na sua eliminação, além de prevenir a formação de novas pedras nos rins de ácido úrico.