Qual o melhor horário para levantar?

Perguntado por: dmonteiro . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

O estudo aponta que a melhor hora para despertar é as 6h44 da manhã, mas a pessoa não deve sair da cama até exatamente 7h12, este tempo é para acordar, espreguiçar. Depois, deve ser seguido de 21 minutos de exercício, passando 10 minutos no chuveiro e terminando com longos 18 minutos de café da manhã.

De manhã o foco e a concentração encontram-se elevados, com isso você aproveita melhor seu tempo. Além de reduzir a ansiedade por não precisar se preocupar mais com conseguir ou não realizar algo.

Isso porque, de acordo com o estudo realizado pela britânica Anne-Marie Imafidon, a melhor hora para despertar é as 6h44min da manhã. Segundo a pesquisadora, no entanto, a pessoa não deve sair da cama até às 7h12. Esse tempo é reservado para acordar, espreguiçar.

O Melhor Horário para Dormir
Idealmente, devemos tentar ir para a cama mais cedo e acordar nas primeiras horas da manhã. Esse padrão está mais alinhado com as nossas tendências biológicas de adaptação ao ritmo do sol. Você pode perceber que naturalmente fica com mais sono após o anoitecer.

Cientistas do Reino Unido indicam que o melhor horário para dormir é entre as 22h e 23h. Cair no sono depois desse horário aumenta em até 25% as chances de desenvolver doenças cardiovasculares. Os pesquisadores acompanharam dados de sono de 88 mil pessoas entre 43 e 79 anos.

Talvez você esteja se perguntando “então, quando devo dormir?”. Bem, um estudo publicado no European Heart Journal aponta que o melhor horário para cair no sono é entre 22h e 23h. Seguir essa recomendação, segundo os pesquisadores, pode reduzir o risco de problemas cardiovasculares e de derrame.

7 dicas para você acordar cedo com mais disposição

  1. Tenha uma rotina do sono. ...
  2. Defina um horário para dormir. ...
  3. Evite comer alimentos pesados antes de dormir. ...
  4. Vença o modo soneca. ...
  5. Deixe a luz entrar. ...
  6. Faça exercício físico regularmente. ...
  7. Capriche no café da manhã

Nosso corpo é predisposto a dormir quando está escuro, já que a diminuição da luminosidade induz a produção da melatonina, hormônio regulador do início do sono. Além disso, a qualidade do sono durante a noite é superior ao diurno.

Ter esse hábito de dormir tarde e acordar tarde, pode sim, prejudicar a sua saúde, tanto doenças físicas quanto mentais, podem se desenvolver nesse cenário. Na parte psicológica, estados depressivos podem ficar mais intensos, ou até começar.

Dormir tarde pode acarretar em diversos prejuízos à saúde, como por exemplo: você pode não dormir horas suficientes para o corpo descansar, tende a ficar mais sedentário e pode ter mais riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Em contrapartida, quem acorda mais tarde tende a fazer piores escolhas, preferindo alimentos mais calóricos e gordurosos. Não só, quem acorda mais cedo geralmente tem um metabolismo mais acelerado em comparação àqueles que dormem até mais tarde.

Por ser um momento de isolamento, o banho favorece a meditação e, pela manhã, ainda não estamos completamente despertos, de modo que nosso subconsciente se mantém alerta e consegue focar na resolução de problemas ou na criação de novas ideias.

Para aqueles que despertam às 08h, a hora ideal para ir dormir é: às 22h46, 00h16, 1h46 ou 3h16.

Definitivamente, levantar-se às 06:00hs da manhã lhe permitirá ter um dia mais tranquilo e três passos à frente dos demais. Você terá mais tempo para cuidar de si mesmo, conseguirá trabalhar de forma natural e eficiente, aumentará seu potencial criativo e desenvolverá sua segurança emocional.

No entanto, o efeito reparador do sono é prejudicado quando não temos horas suficientes de descanso. Segundo o Centro de Controle de Doença e Prevenção, a quantidade de sono ideal varia dependendo da idade. Sendo até os 18 anos, necessários um mínimo de 8 horas por dia e, quando adulto, um mínimo de 7 horas por noite.

O sono profundo geralmente ocorre na primeira metade da noite. Ele apresenta como padrão ondas cerebrais de baixa frequência e alta amplitude, isto é, ondas delta. Por isso, também conhecemos o sono profundo como “sono de onda lenta”. É também durante essa fase que ocorre o sono mais reparador, por muitas razões.