Qual é o melhor horário para dormir?

Perguntado por: rmedeiros . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Pesquisa sugere que melhor horário para ir dormir é entre 22h e 23h - 15/06/2022 - UOL VivaBem.

Se necessita de acordar às 6h
Neste caso deverá recolher-se às 20h46, 22h16 ou às 23h46 – e se quiser mesmo adiar a hora do descanso então a última chamada é à 1h16.

na hora de acordar, acontece a liberação da dopamina, que nos deixa mais ativos. Quando apertamos o “soneca” e passamos por um período de sono interrompido, ocorre uma espécie de confusão na bioquímica cerebral, atrapalhando o momento de despertar.

De acordo com um novo estudo publicado no periódico Experimental Physiology pessoas que possuem o hábito dormir tarde podem ter mais chances de desenvolver obesidade, diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Desta forma, em condições saudáveis para um sono reparador é preciso se recolher para dormir até as 22 horas, porque este é o tempo limite que o corpo precisa para que o cérebro ative a produção noturna de melatonina.

Sono polifásico faz mal? Não se sabe ao certo quais os riscos deste método e embora alguns estudos tenham mostrado que o sono polifásico não causa danos na saúde, algumas descobertas recentes sugerem que talvez não é aconselhado permanecer neste padrão de sono por muito tempo.

Ou seja, dormir mais pode aumentar as alterações e, consequentemente, favorecer o aprendizado. Os cientistas ainda compararam os níveis de redes no tecido cerebral humano na hora da morte, que exibiam ritmos semelhantes ao sono.

Segundo especialistas, isso pode ser um indicador de problemas de saúde, como estresse e insônia. “Dormir durante o dia é um indicador precoce de problemas de saúde subjacentes”, alertou Yue Leng, da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, à revista Time Health.

Temos evidências de que as pessoas que dormem as sete horas, mas acordam mais tarde, têm maior risco de desenvolver um quadro de depressão. Um estudo publicado recentemente pelo periódico JAMA Psychiatry mostrou que basta dormir uma hora mais cedo que esse risco é reduzido em 23%.

Quanto aos adolescentes (dos 14 aos 17 anos), a orientação é de que durmam de 8 a 9 horas por noite. Para adultos entre 18 e 64 anos, recomenda-se de 8 a 9 horas de sono por noite. Acima dos 64 anos, a necessidade de horas de sono diminui para 7 a 8 horas.

Dormir pelo menos cinco horas por noite pode reduzir a probabilidade de ocorrência de vários problemas crônicos de saúde para pessoas com mais de 50 anos, segundo uma nova pesquisa. Problemas de saúde podem atrapalhar o sono — mas dormir mal também pode ser um prenúncio ou um risco propriamente dito, segundo eles.

Causas da sonolência diurna
Sentir sono excessivo durante o dia pode estar ligado a muitas causas, geralmente relacionadas à privação do sono. Quem possui apneia do sono, por exemplo, acorda várias vezes durante a noite devido à falta de ar, o que prejudica – e muito – a qualidade do sono.

Dormir cedo é muito mais eficaz para um bom funcionamento do corpo e existe uma explicação científica para isso. Acontece que nosso relógio biológico tem como regulador o ritmo ou ciclo circadiano. Esse funciona com base na percepção da luz do dia que estimula a produção de hormônios importantes para o nosso bem-estar.

Como fazer o teste

  • Se você dormir antes de cinco minutos depois de fechar os olhos, isso quer dizer que você tem um sério déficit de sono.
  • Se ocorrer em dez minutos, é um sinal de "certa falta de sono".
  • Se ficar acordado por ao menos 15 minutos, significa estar dormindo o suficiente.

Qualquer sutiã apertado pode interferir na circulação, independentemente do momento (manhã, tarde ou noite). Portanto, basta escolher o tamanho correto para evitar prejuízos circulatórios. O sutiã foi desenvolvido para o corpo feminino e não causa prejuízos à saúde, podendo ser usado durante o dia e à noite.

O método promete fazer dormir em apenas 60 segundos. 1-Inspire profundamente pelo nariz contando até 4; 2-Segure a respiração contando até 7; 3-Expire o ar pela boca fazendo barulho, contando até 8.