Qual é o melhor horário para dar comida para o cachorro?

Perguntado por: arodrigues6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Como alimentar o cachorro mais de uma vez ao dia sem estar em casa a maior parte do tempo? Em geral, é possível seguir a recomendação de dar comida ao cachorro duas vezes ao dia: uma pela manhã, antes de sair de casa, e outra à noite, ao chegar do trabalho ou de outros compromissos.

Divida a quantidade recomendada para o seu cão em mais de uma refeição diária. O ideal são duas ou mesmo três refeições por dia, com a quantidade diária indicada na embalagem da ração, mas dividida em porções. Dessa forma ele aproveita muito mais os nutrientes e não passa fome entre os intervalos da alimentação.

O ideal é que o cão se alimente depois de fazer uma atividade física. Entretanto se preferir alimentar seu cão antes do passeio espere o intervalo de 30 a 40 minutos antes de sair de casa. Fazer atividades físicas logo após se alimentar pode causar desconforto e problemas na digestão, assim como nos humanos.

Um estudo com 24 mil cachorros de estimação mostrou que os cães que comem uma vez por dia têm menos chances de desenvolver doenças relacionadas à idade. O trabalho também mostrou que a prática pode melhorar as funções cognitivas na velhice, em comparação a pets que se alimentam com mais frequência.

Recomenda-se não dar leite para cachorros adultos porque a produção de lactase está menor nessa fase da vida. Essa recomendação também existe porque a industrialização do leite de vaca não fornece nenhum benefício ao animal. Isso inclui o leite zero lactose!

Quando deixado muito tempo no comedouro, o alimento pode atrair diversos tipos de animais indesejados como: formigas, insetos, baratas e até roedores! Isso pode contaminar a ração e trazer doenças sérias para seu pet.

Dar banho com muita frequência faz mais mal do que bem, sabia? Atenção com a pelagem: se seu cachorro tiver pelo curto, é indicado que ele tome banho a cada 15 ou 30 dias. Se ele tiver o pelo mais longo, a cada 15 dias. Se o pelo do seu animal for mais oleoso, ele pode tomar banho 1 vez por semana.

A maioria dos cães defeca apenas uma vez por dia – afinal, recebem apenas um pote de ração por dia. Mas isso varia de acordo com o porte do cachorro e, principalmente, com a quantidade de comida que ele recebe. Normalmente, é considerado saudável que ele faça essas necessidades até três vezes por dia.

Essa mistura dá super certo, e dispensa cálculos complicados quando você apenas fornece 10% de comida natural junto com a quantidade diária que seu animal come. Por exemplo: se ele come 300 gramas de ração, você pode oferecer até 30 gramas de alimentos naturais para ele por dia, como se fossem um petisco.

Podemos saber através da seguinte medida: Um cachorro deve ingerir 30 ml de água para cada meio quilo do próprio peso. Ou seja, se um cãozinho pesa cerca de dez quilos, deverá ingerir 600 ml de água por dia.

De modo geral, é possível afirmar que os cães podem se alimentar de arroz, tendo em vista que é um alimento que não apresenta nenhuma substância nociva ao animal. Porém, por ser rica em carboidrato, é preciso ficar atento à quantidade oferecida.

15 minutos

Os cachorros filhotes costumam defecar entre 5 e 15 minutos depois de comer, enquanto os adultos entre 15 e 30. Então, para ajudar eles a se acostumarem com o novo espaço, fique com eles durante a refeição e coloque-o no local do banheiro enquanto faz companhia para ele.

Peludinhos muito agitados requerem, pelo menos, duas caminhadas diárias. Já pets mais calmos e com acesso ao quintal podem passear só uma vez por dia. Para os cães que moram em apartamento e só fazem xixi na rua, o mais indicado é ensiná-los a urinar no tapetinho higiênico, saindo de casa apenas na hora do passeio.

Como tal, "é possível o seu cão tomar banho de forma segura após a refeição". Ainda assim, "deve ter o cuidado de o submeter a temperaturas mais amenas".

Além disso, é importante esquecer aquela ideia de que cachorro só come a noite, já que esses hábitos podem gerar doenças estomacais. “Alimentar o cão uma só vez faz com que ele fique faminto. Afinal, quando vai comer, faz 24 horas desde sua última refeição.

Os alimentos que cachorros podem comer são arroz (sempre sem o tempero), frutas não-acidas como melão, mamão, melancia, blueberry e banana, além de vegetais como batata e cenoura. Por fim, carnes (sempre cozidas e sem tempero) como frango sem pele e sem osso, filés de peixe, carne suína, peru e carneiro.

Algumas raças de cachorro de pequeno porte, como Maltês, Chihuahua e Yorkshire, por exemplo, são mais seletivas para se alimentar.

O cachorro pode tomar suco de acerola, caju, morango ou qualquer um desses sabores desde que tenha moderação. O excesso pode causar sobrepeso e até mesmo fazer com que o pet perca o interesse em beber água - sendo que a água deve ser a bebida principal do cão.

Sim, o cachorro pode comer pão e um pedaço pequeno não fará mal a ele. Você pode oferecer pães que sejam simples (como o pão francês, por exemplo) sem recheios ou outros ingredientes. São vários os tipos de pães: pão de forma, pão francês, pão recheado, bisnaguinha, pão doce e mais um monte de variedades por aí.

Basta ferver um pouco de água e misturar com a ração. Mas se atente para não exagerar na quantidade de água, afinal, não há necessidade de virar uma sopa. Isso ajuda a liberar o sabor do alimento, tornando-o mais atrativo aos cães. Além disso, deixa a ração mais molinha e fácil de ser dissolvida na boca.

Muitos tutores, sobretudo os que têm um único pet, adotam o costume de deixar o potinho de comida sempre cheio e disponível para que o cão ou gato se alimente ao longo do dia. Esse hábito, no entanto, mais prejudica do que oferece o pensado "conforto de comer na hora que sentir vontade”.