Qual é o melhor horário para comer batata-doce?

Perguntado por: ohilario2 . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 5 votos

Além de poder ser consumida antes do treino para dar energia, ela também pode ser utilizada na refeição pós treino, que deve ser rica em proteínas para recuperar o músculo e estimular a hipertrofia. Para isso, deve-se consumir a batata doce com fontes magras de proteínas, como frango grelhado e claras de ovo.

Quem possui diabetes deve estar atento ao consumo da batata doce, pois é importante considerar a quantidade que será consumida. Em grandes quantidades, a batata doce pode, sim, afetar os níveis de glicose no sangue.

Comer batata doce no café da manhã pode ser muito saudável. Além do sabor suave e adocicado que empresta ao prato, ela fornece vitaminas importantes, tem baixo índice glicêmico, dá energia, auxilia na construção de músculos, previne anemia e fortalece o sistema imunológico.

A melhor opção para quem quer emagrecer com saúde é consumir uma fonte de carboidrato complexo (como a batata doce) pelo menos 40 minutos antes do treino. Dessa maneira você estimula a queima de gordura e diminui a ocorrência do catabolismo muscular.

Uma refeição com batata doce antes dos treinos pode contribuir para um melhor rendimento.

Afinal, qual a quantidade de batata-doce devo comer por dia? Mesmo um alimento tão benéfico deve estar dentro de um contexto alimentar balanceado e ser consumido com equilíbrio. O ideal é ingerir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena, que fornece pouco mais de 40 calorias.

A batata-doce pode ser consumida com ou sem casca, podendo ser preparada no forno, assada, cozida ou grelhada. Pode ser incluída no café da manhã e nos lanches substituindo o pão, e nas refeições principais, acompanhada por vegetais frescos e alimentos fontes de proteínas, como frango, peru, ovo ou peixe.

Logo de cara, e para poupar o seu precioso tempo, saiba que ingerir batata doce antes de dormir é perfeitamente aceitável. Isso mesmo! Independente do seu objetivo ser ganho de massa muscular ou perda de gordura, ingerir carboidratos complexos a noite pode acelerar o seu progresso.

Afinal, o que promove a perda de peso é o chamado déficit calórico — consumir menos calorias do que você gasta. Portanto, a conclusão é de que a batata-doce pode sim ser um ótimo item para incluir no cardápio de quem quer emagrecer por trazer inúmeros benefícios.

A batata-doce é considerada uma fonte de carboidrato bastante saudável, rica em fibras, proteínas, vitaminas do complexo B, vitamina A, C e diferentes sais minerais. A presença de tantas vitaminas fortalece o sistema imunológico, enquanto os sais minerais ajudam a controlar a pressão arterial.

Além disso, ela também é rica em fibras e em antioxidantes. Recomenda-se substituir os carboidratos simples, como o arroz branco e a batata inglesa, pela batata doce. Você pode comer a batata doce em todas as refeições, inclusive nos lanches e até mesmo no café da manhã.

Quando a batata-doce é assada pode apresentar índice glicêmico maior do que a batata-inglesa cozida. No forno, o calor desidrata a batata-doce, aumentando esse índice, que é a velocidade da liberação de glicose. Então o ideal é consumi-la cozida.

O ovo cozido é um coringa da culinária. Ele pode ser servido puro, como porção de proteína princial, ou, então, ser aproveitado em saladas. Nesta receita, por exermplo, o ovo cozido é o complemento perfeito da batata doce em uma saborosa receita de salada.

Como usar a batata doce para emagrecer
Além disso, o modo de preparo é fundamental, pois influencia diretamente na quantidade de calorias. Para quem deseja emagrecer, o mais indicado é preparar a batata doce cozida ou assada e nunca frita, uma vez que os óleos usados para a fritura são altamente calóricos.