Qual é o melhor feijão para a saúde?

Perguntado por: bleiria . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Um dos mais nutritivos, possui magnésio, zinco, potássio e ajuda a combater a deficiência de ferro no organismo; Combater o colesterol e diabetes; É ótimo para inserir nas dietas de emagrecimento por possuir pouca gordura e também em dietas para ganho de massa muscular.

De acordo com as especialistas consultadas, tanto o feijão preto quanto o carioca são alimentos saudáveis e nutritivos.

feijão azuki

Opte pelo o feijão azuki
Se você ainda sofre bastante com o desconforto intestinal ocasionado pelo feijão carioca tradicional, opte pelo feijão azuki, por menor quantidade desses oligossacarídeos, assim, diminuirão os gases.

Dentre as variedades analisadas a que apresentou maior concentração de ferro foi o Feijão Preto, com 8,71 mg/100g, logo seguido do Feijão Carioca, 7,47 mg e do Feijão Branco com 4,93 mg. Os feijões do tipo Verde e de Corda apresentaram teor de ferro inferior a 4,0 mg.

Feijão fava: é um tipo de feijão maior que o normal possui proteínas, fibras e ferro, é muito usado em saladas e cozidos.

As leguminosas que produzem mais flatulência são: o feijão comum/carioca/preto/pinto (Phaseolus vulgaris), feijão branco (Phaseolus vulgaris), favas (Phaseolus lunatus) e os grão de soja integrais.

O feijão como aliado contra a anemia
E vale ressaltar que essa propriedade não está presente apenas no feijão preto: embora ele seja mais famoso na prevenção da anemia, todos os tipos de feijão oferecem boas quantidades de ferro, incluindo o feijão carioca e o feijão vermelho.

1. Feijão-branco. Apesar de ser pouco consumido no Brasil, um dos alimentos com cálcio que também podem substituir o leite, é o feijão-branco. Ele apresenta cerca de 270mg de cálcio a cada 100g.

O Guia Alimentar do Ministério da Saúde recomenda a ingestão de arroz e feijão todos os dias, já que o consumo diário desses alimentos também ajuda a prevenir doenças, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer de cólon e o mau funcionamento do intestino.

5 a 7 vezes

Segundo o levantamento, os indivíduos que consomem feijão de forma regular, de 5 a 7 vezes por semana, têm chance 14% menor de desenvolver sobrepeso e 15% menor de serem obesos.

Descobriu-se, no entanto, que alimentos específicos têm qualidades para baixar o nível de açúcar no sangue, inclusive o feijão azuki.

Facebook

  1. Deixe o feijão de molho a noite inteira, por um. período de pelo menos 12 horas. No dia seguinte, troque a água e só então cozinhe. Esse “tratamento” ...
  2. Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água. fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10. minutos. ...
  3. Experimente um tipo de feijão chamado Azuki ou.

Chá de erva-doce e funcho

  1. Adicione a erva-doce à xícara de água fervente e deixe descansar por dez minutos.
  2. Beba várias vezes ao dia, sem adição de açúcar, para obter mais eficácia como remédio para gases.

A maior parte dos estudos indica um tempo entre 8 e 12 horas, ou seja, exatamente aquilo que nossas avós faziam: colocar o feijão de molho na noite anterior para cozer no dia seguinte.